Quando começavam a superar a crise provocada pela
pandemia de covid-19, as companhias aéreas passam a enfrentar dificuldades
devido à alta do querosene de aviação (QAV), na esteira do aumento do petróleo.
Responsável por 35% dos custos do setor, o combustível teve o preço ajustado em
76,2% no ano passado, quando o petróleo subiu 54%. Agora, quando a commodity já
registra alta de 45% no acumulado de 2022, a tendência é de que as empresas
elevem o preço das passagens e tenham de reduzir suas operações para atravessar
o período turbulento. A Latam, por exemplo, já admitiu que os passageiros terão de arcar com a
alta do combustível. Em nota, afirmou que o impacto nos custos das companhias
em decorrência da guerra na Ucrânia é "inegável" e que a alta do
preço do querosene da aviação afetará o valor das passagens, diante "desse
novo cenário de crise sem precedência e previsibilidade." A Azul afirmou
que a alta do QAV poderá adiar a retomada da oferta de voos e a Gol não se
pronunciou por estar em período de silêncio antes da divulgação de seu balanço
financeiro. A Latam anunciou que a operação de novas rotas - previstas para o
primeiro semestre do ano - foi adiada para depois de julho.
14 março 2022
Reginaldo Monteiro
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