O protótipo, com capacidade para duas pessoas, chegou ao
Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Montagem de Veículos Movidos a
Eletricidade, em Foz do Iguaçu,
no oeste do Paraná, no dia 22 de agosto. O
desenvolvimento do projeto é em parceria com a ACS Aviation, de São José dos
Campos (SP), e inclui a adaptação do modelo monomotor ACS 100 Sora a combustão
para a versão elétrica, além da troca de conhecimento em tecnologia de
materiais mais leves e resistentes – uma das soluções encontradas na
aeronáutica para a necessidade de se reduzir peso sem perder resistência. Estão
sendo desenvolvidos ainda estudos para a otimização das baterias. “Em um
veículo elétrico, seja ele um triciclo, um automóvel de passeio ou um caminhão,
o peso é determinante, da mesma forma que a densidade energética das baterias”,
afirma o coordenador brasileiro do Projeto VE, Celso Novais. Ao mesmo tempo,
observa o engenheiro, há também outras necessidades como estações de recarga e
a busca por soluções para as baterias terem uma vida útil mais longa. “Como
trabalhamos com tecnologias novas, às vezes precisamos projetar desde um
parafuso até estruturas maiores, como um depósito de energia. Por isso, mais do
que desenvolver os veículos elétricos, a proposta é identificar possíveis
fornecedores brasileiros destes insumos e repassar a eles este conhecimento”,
explicou Novais.
(G1)