03 fevereiro 2013

Fotos para compor a história de Pederneiras


O aposentado Rinaldo Toufik Razuk  se intitula um teimoso. Gosta de fotos antigas e batalha por elas. Seu acervo tem cerca de 100 fotos catalogadas com nomes e locais. É um trabalho árduo que ele faz porque acredita que fará um arquivo da cidade, através das imagens. “Eu guardo para poder fazer um arquivo da cidade. Vou juntando as fotos e tento pesquisar quem está nas fotos, as datas em que foram tiradas, o que são. Tenho fotos de pessoas, de festividades, reuniões.”

Razuk diz que algumas fotos são difíceis de serem identificadas. “Passaram muitos anos, não acho mais ninguém para dar informação. Algumas eu desconfio e sei porque pesquisei muito. Faz 20 anos que eu pesquiso a história de Pederneiras. Bato o olho e sei o que é.” Na busca pelas imagens, Razuk constata que só 1% das pessoas tem  o costume de colocar data e local onde elas foram tiradas.

“Ninguém coloca nomes. Atualmente estou com umas fotos de formatura sem identificação. Vou à escola e no departamento de Educação para ver se encontro os livros e identifico. Mas muitas vezes nem a data tem.”  O aposentado frisa que em 1991 participou de uma exposição em homenagem ao centenário da cidade.

“Muitas das fotos que foram expostas acabaram perdidas. Não eram nossas e eu pedi para a administração da época fazer cópia, mas eles devolveram sem fazer a cópia. Eu as procuro para arquivar, mas nem todas são encontradas. Muitos moradores morreram e os mais novos jogaram fora as fotos.”

Ele diz que, nas horas de folga, procura as residências de moradores antigos para ver se consegue coletar novas fotos. “Quero fazer um histórico da escola, clubes, times de futebol e tudo o que for encontrado.”
(JCnet)
Compartilhar:

0 comments:

Postar um comentário

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com