Cercada de excessos, radicalismos e interesses políticos
inconfessáveis, a greve dos caminhoneiros teve em seu nascedouro razões
legítimas. E elas estão fortemente ligadas a uma situação que, para muitos
setores, se tornou insustentável: a altíssima carga tributária paga pelos
brasileiros e pelo setor produtivo, além da imensa e onerosa confusão do
sistema de impostos do País. “Nós vivemos num manicômio tributário. Se não
dermos um jeito nisso, vamos quebrar. Partiremos para o caos”, alerta o
deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), relator de um projeto de reforma
tributária que tramita na Câmara. Se há uma boa notícia, em meio a esse
pavoroso quadro, é que o setor produtivo começou a se insurgir fortemente
contra ele. E a desorganizada e radical greve dos caminhoneiros se tornou parte
integrante de um verdadeiro levante tributário, que começa a mover setores da
sociedade civil. “A revolução americana começou com o lema “no taxation without
representantion”, que significa: não há tributação sem representação. A revolta
dos caminhoneiros é o embrião de rebelião tributária. É uma insubordinação que
começa quando a população não aceita mais a legitimidade do governo para
tributá-la”, afirmou o economista e filósofo Eduardo Giannetti da Fonseca.
02 junho 2018
Reginaldo Monteiro
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