09 junho 2017

ORGANISMO: Sinais de que precisa consumir um pouco mais de calorias

Não há melhor indicador sobre o quão boa ou ruim é a nossa alimentação do que o nosso corpo. Sempre que a 'máquina' não está sendo abastecida da melhor forma (seja por excesso ou defeito), os primeiros sinais começam a surgir. Cortar no consumo de calorias implica, muitas vezes, privar o organismo de determinados nutrientes, o que faz com que esta tentativa de comer menos seja, na maioria das vezes, prejudicial à saúde. Mas, se, por um lado, o consumo elevado de calorias é facilmente espelhado em uma barriguinha saliente ou na chegada de mais celulite - pois este tipo de alimentação tende a incluir mais gordura, sal e açúcar - o consumo deficiente de calorias é facilmente detectado com sintomas muitas vezes desvalorizados. De acordo com a revista Self, são cinco os sinais mais claros de que o consumo diário de calorias não é suficiente. Veja quais são:
1 - Sensação constante de cansaço/moleza. As calorias não são apenas números que nos fazem engordar, são números que nos dão energia e que nutrem o organismo para ser capaz de trabalhar da forma mais correta.
2 - Prisão de ventre constante. Uma vez que a redução de calorias implica um menor abastecimento de nutrientes, como a fibra, é possível que o sistema digestivo não funcione da melhor forma e, por isso, a capacidade de defecar fique comprometida.
3 - Sensação de fome a toda a hora. Como é de esperar, a ingestão de menos calorias implica ainda (embora nem sempre) em uma menor quantidade de comida ingerida, o que faz com que o organismo nunca fique devidamente saciado.
4 - Irritação à mínima coisa. A privação calórica deixa o corpo em estresse e o cérebro à mercê da falta de abastecimento, o que faz com que os hormônios fiquem descontrolados e a irritabilidade venha sempre à tona.
5 - Muita sede, sempre. Em primeiro lugar, é possível confundir sede com fome e pensar que se tem fome quando, na verdade, o corpo pede água. Porém, a ingestão de poucas calorias inibe o consumo de eletrólitos, o que leva a uma maior desidratação.
Compartilhar:

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com