13 junho 2017

NUTRIÇÃO: 4 benefícios da berinjela para a saúde

A berinjela é um legume muito versátil e saudável, que proporciona muitos benefícios à saúde. Versátil, é fácil incorporá-la no cardápio. De acordo com o médico Juliano Pimentel, autor do livro "Viva Melhor Sem Glúten", ela apresenta quatro benefícios principais.
1. Ajuda a emagrecer 
Por ser baixa em calorias, a berinjela tem água na maior parte da sua composição. Com isso, as fezes são eliminadas mais facilmente, melhorando ainda o inchaço, a indisposição e a retenção de líquidos. As fibras também ajudam a dar saciedade, auxiliando na perda de peso. Como possui baixos teores de carboidrato, a berinjela pode ser incluída por quem é adepto de uma dieta low-carb.
2. Dá energia
Como possui grandes quantidades de vitamina B1 e B6, ela é uma excelente fonte de energia, auxiliando na manutenção do metabolismo. A vitamina B1 também ajuda o corpo a absorver os demais nutrientes, além de ser a responsável por transformar a gordura em carboidratos.
3. Previne o Câncer
Os antioxidantes presentes na berinjela, como antocianina, nasunina e flavonóides, evitam o envelhecimento acelerado e precoce das células.
4. Previne estresse oxidativo
O manganês presente na berinjela ajuda a eliminar os radicais livres, prevenindo assim o estresse oxidativo. Este mineral também ajuda a regular o funcionamento da tireoide, combater a depressão e na saúde óssea.
Efeitos colaterais
A berinjela pode causar problemas digestivos em determinadas pessoas, por serem ricas em ácido oxálico. Pessoas com histórico de artrite ou cálculo renal precisam consultar um especialista antes de consumi-la.
Reações: