19 março 2017

PONTO DE VISTA: Por que não municipalizar a Santa Casa?

A situação de todas as Santas Casas não é boa. A gente conhece o roteiro: há problemas com os repasses do SUS, excesso de pacientes, falta de médicos, etc. Aqui em Pederneiras o problema, ao que divulgam, foi agravado com fortes dívidas. O 13º dos funcionários sofreu emperramento, e assim, fica difícil dizer que tudo isso não debilita o seu pleno funcionamento.

Se já existe falta de recursos, caso eles sejam são mal geridos então, aí fica impossível. Ao invés de ficar só assistindo a situação piorar cada vez mais, alguns municípios resolveram fazer algo diferente e municipalizaram suas Santas Casas, o que não é um processo isento de polêmica.

De certa forma - não oficialmente - a Santa Casa de Pederneiras já é administrada pelo município, uma vez que a disputa pelo comando da entidade sempre passou pelo governo municipal. Se é assim, porque não municipalizar então?

As coisas tem que ser feitas da forma correta.  Se na prática é a Prefeitura que tem sido a principal gestora do hospital, então que assuma isso também juridicamente e ponto final na guerra de bastidores. Além do mais, haveria uma proximidade maior entre os seus gestores e a prefeitura. 

A Santa Casa recebe muito dinheiro dos cofres municipais, e nada melhor do que quem o administra seja vigiado de perto, tenha que se reportar a uma linha de comando hierárquica, tendo que prestar contas ao secretário de saúde, ao prefeito e à Câmara Municipal.

Reginaldo Monteiro
Compartilhar:

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com