28 setembro 2016

OPINIÃO: Cargos de confiança e campanha eleitoral

É chocante constatar que a campanha do prefeito de Pederneiras e candidato a reeleição Daniel Camargo (PSB) é operada basicamente por pessoas que detém cargos de confiança (comissionados). Um verdadeiro exército de cabos eleitorais custeados com o dinheiro público. Diz-se que estariam de férias servindo objetivos eleitorais e, ressalte-se, nesse caso e em assim sendo, uma espécie de férias coletivas de um grupo privilegiado que ganha os mais altos salários da prefeitura.

Há uma questão ética muito forte a ser considerada. A debandada desses funcionários em período eleitoral é um indicativo de que a maioria saiu para fazer campanha, atuar em comitê e nas ruas pagos com dinheiro público, prática que é veementemente reprovável. Só não vê quem não quer.

Teoricamente, essa "atividade extra" dos detentores de cargos de confiança pode não ser ilegal. Afinal, funcionários têm mesmo direito a férias e licença. Mas tal concentração em campanha eleitoral só reforça a percepção de que possuem mesmo é uma agenda política. O compromisso é com os políticos responsáveis por sua nomeação, mais do que com o serviço público que os emprega e paga.

Observando atentamente a questão, somos levados à certeza de que tais cargos não são necessários porque se fossem, não haveria a debandada da máquina pública. Se não fazem falta, então não devem existir, porque acabam funcionando de forma indireta e distorcida como financiamento público de campanha, levando à evidência que todos já sabemos: há um inchaço de cargos de confiança na prefeitura de Pederneiras que precisa ser eliminado.

Trata-se também de conduta reprovável da parte do alcaide, pois afeta a igualdade e a legitimidade das eleições municipais pelo uso abusivo da função para construir um aglomerado de seguidores em benefício de sua campanha à reeleição, formado por servidores públicos municipais de alto escalão, elevados salários e por ele nomeados.

Reginaldo Monteiro
Compartilhar:

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com