24 maio 2016

PEDERNEIRAS: MP apura lesão ao consumidor no transporte intermunicipal de estudantes

O Ministério Público do Estado de São Paulo, pela 1ª Promotoria de Justiça de Pederneiras está apurando eventual lesão ao consumidor por má qualidade dos serviços prestados no transporte intermunicipal de estudantes, pactuado entre a Prefeitura Municipal e a empresa Auto Viação Jauense. A iniciativa do MP passa por checar também se o transporte está de acordo com os padrões de qualidade e segurança.

Ao instaurar inquérito civil, que pode levar a medidas judiciais cabíveis a depender do que for apurado, o MP expediu ofício à Prefeitura para que no prazo de 45 dias apresente projeto básico que viabilize a celebração de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) mediante o qual, o responsável pelo dano assume o dever de adequar-se às exigências legais, sob pena de sanções fixadas no próprio termo.

Ao mesmo tempo, o MP oficiou a empresa Auto Viação Jauense para que esclareça sobre: 1) as alterações dos pontos de embarque e desembarque, em prejuízo aos estudantes; 2) o valor muito superior ao suportado pela Prefeitura, imposto pela empresa como aumento aos alunos logo após vencer a licitação; 3) a recusa ao fornecimento de nota fiscal individuais aos estudantes; 4) a conservação e o bom funcionamento dos ônibus.

A Câmara Municipal se manifestou sobre o caso muito timidamente, diante do que o blog Pederneiras de Fato foi a campo, entrevistou vários estudantes no início do ano letivo e constatou a insatisfação generalizada. O blog acompanha atento desde então os desdobramentos, visto que muitas questões sequer foram respondidas pela Prefeitura ou pela Jauense. Finalmente agora, o MP irá aprofundar as investigações e esclarecer em definitivo o episódio.
Compartilhar:

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com