23 maio 2016

EDITORIAL: Ou se é governo ou se é oposição, sem meio termo

Em todas as nações que praticam a democrática, o papel da oposição é reconhecido pela sua importância. Em Pederneiras a oposição opera num vácuo e não se dá onde deveria ser mais forte, na Câmara Municipal. É a partir da mídia independente e de atuação isolada da cidadania que tem ocorrido, a ponto de fazer com que o prefeito Daniel Camargo (PSB) tente vender repetidas vezes o falso discurso de que a oposição atrapalha sua administração. E o faz com uma frieza impressionante, como que desdenhando da capacidade de compreensão das pessoas.

O alcaide pederneirense deixa escapar sua repulsa à oposição com naturalidade em reuniões sociais, jantares suntuosos e até mesmo por ocasião de eventos religiosos. Ora, agir assim é demonstrar uma atitude autoritária, digna dos ditadores. Só quem não gosta de democracia é que se comporta dessa forma.

Como os jornais locais impressos não publicam sobre problemas que diuturnamente atormentam a população, optando apenas por noticiar o “lado bom” da administração, tem recaído sobre a mídia independente essa missão de apontar erros e omissões. E é a partir dela que a população toma conhecimento dos problemas administrativos, dos desvios de conduta dos políticos e, assim, vai sendo alertada sobre desmandos e prejuízos oriundos de ações desenvolvidas pelos órgãos e/ou agentes públicos.

É corretíssima a máxima de que “ou se é governo ou se é oposição”, sem meio termo. Assim sendo, nem oposição, tampouco a atuação isolada da cidadania - que é quem tem fiscalizado no limite os atos de Camargo -, fazem o jogo de atrapalhar. Não existe nenhuma obsessão para que as coisas andem mal, ou seria pura e impensada maluquice.

Trata-se de um conceito tremendamente distorcido e descabido plantar que a oposição ‘atrapalha’ o poder executivo. A oposição, se colocada na balança, talvez seja até mais importante para o poder executivo do que a própria situação. A situação, composta por seus ferrenhos seguidores, está apenas para falar “sim” e “sim senhor” ao que Camargo faz, ainda que se trate de coisa errada. Já a oposição está para cobrar do poder executivo que não erre, causando prejuízo à população. É certo que se errar vai ter crítica, vai ter reação.

Reginaldo Monteiro
Compartilhar:

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com