28 abril 2016

OPINIÃO: Refletindo sobre o cristão e as eleições

Perguntam-me o que penso sobre políticos passarem a frequentar Templos Religiosos quando se aproximam campanhas eleitorais, e eu respondo com o que a vida tem me ensinado: sonho com o dia em que poderei escolher um candidato por suas propostas ou por sua história na vida pública, com o dia em que verei políticos fazendo campanha longe dos púlpitos e eventos religiosos por absoluto respeito. Afinal, a pregação do verdadeiro Deus não se mistura com os vis e vãos poderes da politicagem.

Li um trabalho do Pastor Hernandes Dias Lopes (Doutor em Ministério), sobre Romanos 13.1-7, considerado um dos textos mais importantes da história sobre a questão política porque, segundo ele, a palavra de Deus estabelece princípios claros acerca do papel do Estado e da responsabilidade dos cidadãos. “Nossa sujeição às autoridades não é submissão servil, mas submissão crítica e positiva. A relação entre a Igreja e o Estado deve ser de respeito e não de subserviência”, defende o pastor em trecho que me chamou atenção.

Algumas coisas para mim são cristalinas. Púlpito é para a pregação das Boas Novas de Cristo, não para indicação de candidatos ou utilização por quem dispute cargo político, ainda que seja este do agrado de um ou mais membros da Igreja. Sempre defendi que os fiéis de qualquer denominação religiosa devem ser motivados a pensar. O fato de terem a opção de escolher por si só os candidatos ao poder político é um exercício de raciocínio e pensamento. Sendo responsáveis pelos que colocam no poder, com a prática democrática tenderão a optar pelo melhor.
Creio que os cristãos têm todo o direito e dever de discutir política, de estudar os candidatos, de votar em quem imaginem mais preparados para o cargo que se disponham a concorrer. Procuro resguardar a política praticada com eficiência e eficácia, por ser aquela que defende o direito de todos sem distinção, que luta por melhores condições de vida para o povo. Por isso também, sonho com o dia em que os políticos serão exemplo de cidadania e seriedade no Brasil.

Reginaldo Monteiro
Compartilhar:

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com