22 abril 2016

OPINIÃO: Mais nomes para a disputa pela prefeitura

Até poucos dias atrás, parecia que o balão da sucessão municipal em Pederneiras era soprado apenas numa direção: a reeleição do prefeito Daniel Camargo, do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Um jornal local chegou a mencionar a possibilidade da candidatura única à prefeitura. De repente, o quadro parece começar a se desenhar diferente e outros nomes surgem na lista do tabuleiro da disputa.

A ex-prefeita Ivana Camarinha, do Partido Verde (PV), teria reunido com apoiadores para discutir o cenário político local, inclusive e ao que comentam, com dados de pesquisa ou consulta nas mãos, diante do que, muitos apostam, pode levá-la a disputar o executivo em 2016. Não há dúvida de que Ivana reúne liderança e popularidade capazes de colocá-la entre as principais prováveis candidaturas, em que pese eventual desgaste que a administração de Camargo pode ter causado à sua imagem política.

O atual vice-prefeito Juarez Solana, também do PV, que havia anunciado ao final do ano passado pretensão de não disputar cargos eletivos nas eleições de 2016, em recente entrevista ao Pedernews deixou no ar eventual recuo dessa posição, ao dizer que “não sei se eu vou estar ai novamente...”, referindo-se a 2017.

Dois nomes têm sido trabalhados pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). O empresário Berto Frascareli (ex-vereador e vice-prefeito por suas gestões) e o médico Claudio Chementino são os cotados e é neles que se concentram as intenções da militância.  O partido tucano se coloca sempre como importante concorrente do PV e do PSB. Aliás, sendo o partido do governador do Estado, a tendência é de que parta para a disputa, buscando manter o espaço político que possui.

Recém-criado em Pederneiras, o Partido da Mobilização Nacional (PMN) surge com uma novidade. O nome de um ex-militante do PV local, o conhecido empresário Jaime Oliveira Assencio (Jaime Estúdio & Imagem). Sabe-se que há intensa negociação entre a sua agremiação, o Partido Social Liberal (PSL) presidido pelo ex-vereador ex-vice-prefeito Val Grana, além do Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Já o Partido Popular Socialista (PPS) possui em seu quadro de filiados o experiente advogado Eliel Pacheco, outra novidade que a política local pode revelar nestas eleições. Ele acena na perspectiva de disponibilizar seu nome, caso outras legendas se juntem consensualmente ao que considera um “audacioso projeto de governo para Pederneiras”.

Até o próximo mês de maio, os partidos ou agrupamentos partidários devem ter definido suas posições. E para oxigenar uma eleição, quanto mais candidaturas estiverem na disputa, melhor. Afinal, a atual crise política, econômica, social e ética que o Brasil atravessa exige mudança radical de rumo.


Reginaldo Monteiro
Compartilhar:

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com