13 janeiro 2016

PEDERNEIRAS: Calamidade Pública é decretada; população solidária faz doações

O prefeito de Pederneiras, Daniel Pereira de Camargo (PSB), assinou na manhã desta quarta-feira (13), o decreto que caracteriza situação de calamidade pública nas áreas do município afetadas pelas fortes chuvas de ontem (12). Segundo dados do CATI de Pederneiras, das 19h às 23h59 de ontem choveu o equivalente a 178mm. Segundo dados do IPMET-BAURU, esta quantidade é a média esperada para todo o mês de janeiro. Ou seja, em 4 horas choveu o que era para chover em 30 dias. Ainda segundo o CATI, de sábado até ontem foram 300 mm de chuva acumulada.

Quatro represas localizadas no bairro rural de Itatinguy e na região da Floresta Estadual foram rompidas pela força da água. Em questão de minutos, milhões de metros cúbicos de água ganharam força, viraram lama e invadiram dezenas de residências localizadas às margens do Córregos Ribeirão Pederneiras e Monjolo, que não resistiram e transbordaram. A área mais afetada está situada na região central da cidade, já que os córregos margeiam e cortam ruas importantes como Nove de Julho, Avenida Paulista, Avenida Tiradentes, Rua Riachuelo entre outras. Na área rural, seis foram danificadas total ou  parcialmente.

Até o início desta tarde, cerca de 150 famílias estariam desalojadas, de suas casas, mas abrigadas em casas de amigos ou familiares. Até o final do dia, a Defesa Civil Municipal de Pederneiras irá emitir relatório oficial com o número de famílias desabrigadas, bem como número de imóveis danificados e interditados. Dados preliminares da Defesa Civil indicam que não há pessoas machucados, nem vítimas fatais.

Doações
A sede local do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil, Policia Militar, a Igreja Batista, a Paróquia São Sebastião, a APAE, os CRAS da Cidade Nova e Antonio de Conti e o Paço Municipal já estão recebendo doações solidárias que não param de chegar.

Prédios públicos
Além de dezenas de imóveis e prédios comerciais danificados, quatro prédios públicos sofreram com as chuvas. O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), foi completamente inundado e destruído pelas chuvas. Da mesma maneira, a CMEI Maria Angela Pisani Pereira, a Secretaria de Assistência Social e o SEMA - que produz mais de dez mil refeições diárias para as escolas e creches municipais -, também foram atingidos e perderam tudo. O prejuízo ainda não pode ser calculado.
(Asscom/Prefeitura)
Compartilhar:

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com