20 novembro 2015

CONSCIÊNCIA NEGRA: Lutar por uma sociedade mais justa

Lamentavelmente, nenhuma menção à data nos sites oficiais da Prefeitura e Câmara Municipal de Pederneiras, embora celebrada no Brasil. Nesta sexta-feira, 20 de novembro, é comemorado o Dia da Consciência Negra. Uma data de reflexão sobre a situação da população negra no Brasil. Neste dia são realizadas manifestações e outros eventos que chamam atenção para os problemas enfrentados pelos negros: o preconceito, a discriminação, as dificuldades de acesso à educação e  emprego.  É necessário refletir essa situação. 

Nem todos sabem que a data, além de celebrar a consciência afro-brasileira, que comemora 45 anos neste ano, relembra o aniversário da morte de Zumbi dos Palmares, líder da República dos Palmares - também conhecida como Quilombo dos Palmares - no dia 20 de novembro de 1695.

As mulheres negras sofrem discriminação pela cor da pele e pelo gênero, se tornando alvo de uma violência estarrecedora: o número de homicídios contra as mulheres negras cresceu 54% em 10 anos, relata o estudo do Mapa da Violência, divulgado no dia 09/11. De acordo com a pesquisa, o número de morte de mulheres negras passou de 1.864, em 2003, para 2.875, em 2013.

Entre as vítimas jovens de assassinato, os negros são maioria no país. Dados do Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência e Desigualdade mostram que, em 2012, foram assassinados 30.000 jovens (15 a 29 anos), sendo 23.000 negros, que representam 77% do total de vítimas. A maioria dos homicídios é praticada por armas de fogo, e menos de 8% dos casos chegam a ser julgados. O estudo também mostra que entre 2007 e 2012, houve um aumento de 21,3% nos homicídios de jovens negros 

Estes números revelam como a população negra ainda é excluída, discriminada, assassinada e impedida de ter acesso à melhor qualidade de vida. Os avanços seguem em ritmo lento. Mas, pouco a pouco, o negro vai conquistando mais espaço nas universidades e postos de trabalho. A cada 20 de novembro a luta precisa estar mais forte, reivindicando que a população negra tenha acesso à existência digna em uma sociedade mais justa.
Compartilhar:

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com