28 abril 2015

EDITORIAL: O vereador Willian, a desinformação e a agressão; assista ao vídeo

O vereador Willian (PSB) cometeu o maior erro de sua  já carcomida carreira política. Atacou de uma só vez, na sessão da Câmara desta segunda-feira (27), os Centros Comunitários e as pessoas idosas de Pederneiras. “Os Centros Comunitários dos bairros, na verdade, não servem pra nada”, disse o edil. E arrematou de forma jocosa, que eles “tem que ter um papel maior, além daquele de ter os bailinhos, esses bailinhos que fazem os velhos deslumbrados se acariciarem”. Willian utilizou o instrumento dos fracos, dos que desvalorizam a organização comunitária e desrespeitam os mais velhos (vídeo abaixo).

O desinformado vereador, que afirma não servir para nada um Centro Comunitário, deveria saber que esse local (imóvel) é onde as pessoas podem ou deveriam poder ser atendidas, praticar diversas atividades como já foi no passado: estudo, cursos profissionalizantes, atividades físicas e aeróbicas, consultas médicas básicas, diversão e lazer, dentre outras. Os Centros Comunitários, no caso de Pederneiras, foram ou são administrados por Associações de Moradores devidamente constituídas, compostas por pessoas. Willian, que não conhece absolutamente nada do tema, confunde Centro Comunitário com Associação de Moradores, até porque para ele, ambos parecem ser o mesmo lixo.


A Associação de Moradores, por sua vez, é um dos instrumentos essenciais de solidariedade e deve atuar por melhores condições de vida da comunidade. Como uma das ferramentas de organização das lutas, deve mobilizar os moradores para enfrentar os problemas que surgem da necessidade do dia-a-dia. A entidade possui um aspecto interessante e privilegiado, que pode fazer crescer a consciência dos que desejam construir uma sociedade igualitária e justa, preparando para o exercício da cidadania plena. Deveria o vereador Willian saber - mas não lhe interessa -, que é papel da Associação de Moradores reivindicar do Poder Público os direitos de quem paga tributos.

Willian praticou clara e desnecessária agressão às pessoas idosas e não cabem desculpas. Ridicularizar a terceira idade é o ato mais irracional que se pode esperar de uma autoridade eleita pelo povo. Por isso, deveria o edil imediatamente esvaziar a gaveta de sua bancada, permitir que alguém com mais responsabilidade pública assuma a cadeira de vereador e ir para a sua casa meditar. Afinal, quem se proclama cristão e maltrata assim os “velhos deslumbrados”, como Willian se referiu aos idosos, tem que fazer muita penitência, buscando o perdão do Deus que ele diz acreditar e defender.


Reginaldo Monteiro
Compartilhar:

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com