09 fevereiro 2015

SACO DE MALDADES: Prefeito Camargo é autor da lei que retirou passe livre

“Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição” (parágrafo único do artigo 1º, da Constituição Federal)

O prefeito Camargo (PSB) é o autor da lei que instituiu o passe livre no transporte coletivo a partir de 65 anos de idade em Pederneiras. Com isso, as pessoas acima de 60 anos, foram colocadas fora do benefício. O projeto de lei com essa matéria tramitou na câmara municipal em setembro do ano passado e compõe a regulamentação para a concessão do transporte coletivo municipal. Na oportunidade, os vereadores Mauro Soldado e Zezé Pegatin, ambos do PSDB, votaram contrariamente ao projeto do prefeito.

A redução da idade mínima de 60 anos para o passe livre no transporte coletivo de Pederneiras foi uma conquista que favorecia esse segmento da população. Além do “saco de maldades” imposto pelo prefeito Camargo a dezenas de pessoas antes beneficiadas, sequer a administração que ai está dignou-se a publicizar amplamente a nova realidade imposta com a sua lei, que fixou a idade mínima em 65.

Em várias cidades, as pessoas acima de 60 anos já usufruem do benefício, entre elas: Uberlândia (MG); Mata de São João (BA); Campinas, Barretos e São Paulo (SP); Porto Alegre (RS); Manaus (AM); Belém (PA); Vitória (ES) e Maceió (AL). Em Pederneiras, o passe livre a partir dos 60 anos foi uma realidade que a lei do alcaide local revogou.

Hoje (9) acontece mais uma sessão da câmara municipal. Certamente esse problema será debatido. Ao menos é a expectativa de alguns vereadores e de pederneirenses prejudicados. De três projetos que o prefeito mandou para esta sessão, dois deles serão votados em regime de urgência, ainda nesta noite. Bem que Camargo poderia ter incluído entre essas urgências o projeto reduzindo a idade mínima de 60 anos para o passe livre, mas não o fez. 

Um pouco de sensibilidade e  humildade para reconhecer um erro grave não faz mal a ninguém, muito menos a que detém um poder que não lhe pertence. Mas isso, da parte do governante local - ao menos no que diz respeito à sessão da câmara municipal desta noite -, não houve. Quem sabe o sopro da madrugada aconselhe Camargo a correr contra o tempo para desfazer o equívoco que cometeu o mais rápido possível?
Compartilhar:

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com