26 janeiro 2015

OPINIÃO: “Rua da discórdia” ainda sem definição

A missão fundamental do setor de trânsito local deve ser planejar, coordenar e controlar, com os recursos de que dispõe a circulação de pedestres e veículos, bem como definir a utilização dos espaços viários, objetivando a orientação, a segurança e o bem-estar da população. Isso significa dizer que, para a organização sair a contento, que há de se observar referências técnicas em trânsito.

A política, a vontade de uma só cabeça, não pode se arvorar a decidir o que depende fundamentalmente de posicionamento técnico. E foi exatamente o que a prefeitura de Pederneiras fez quando, pela vontade do então gestor da pasta municipal de trânsito, posicionou a Rua Julio Antonio Dário num único sentido.

Na semana passada, a câmara municipal realizou audiência pública para discutir a questão. Além de pessoas interessadas no desfecho e dos vereadores, a promotora de justiça local, Dra. Rozeny Zanetta Barbosa também esteve no evento.

Enquanto o ex-secretário de trânsito defendia claramente a decisão por ele adotada, o atual titular da pasta apresentou o que faltou em seu antecessor: um posicionamento técnico, forjado em documento que mostrou nitidamente o equívoco cometido e a necessidade de corrigi-lo, dando passos para trás.

Parecia simples assim, e deveria ser. Mas em entrevista à rádio local no último final se semana, o prefeito teria se mostrado vacilante, informando que ainda demandaria mais tempo para análise. Desta forma, a medida pode demorar pouco ou muito, não se sabe. Enquanto isso, fica o dito pelo não dito. É bom lembrar, no entanto, que a troca de seis por meia dúzia raramente dá certo.

Reginaldo Monteiro
Compartilhar:

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com