• Rio de Janeiro

    Pastor Felippe Valadão é indiciado por intolerância religiosa após discurso
  • Valorização

    Senado aprova isenção do IR para quem ganha até dois salários mínimos

  • Mato Grosso

    Indígenas denunciam aumento de ameaças e de violência em garimpo

07 abril 2014

Alvo de denúncia, vice-presidente da Câmara pede licença de 60 dias

Reportagem da Folha de S.Paulo publicada na semana passada, diz que Vargas usou um avião contratado por Youssef para uma viagem a João Pessoa. Segundo o jornal, o empréstimo da aeronave foi discutido entre os dois por mensagem de texto no início de janeiro. Neste fim de semana, a revista "Veja" trouxe reportagem com troca de mensagens entre os dois e há suspeitas de que atuavam juntos para fechar um contrato com o Ministério da Saúde. Ao se explicar por meio de nota, o parlamentar disse que é amigo de Youssef, mas negou envolvimento com irregularidades. O cargo de 1º vice-presidente da Câmara ficará vago nesse período e as tarefas do cargo podem ser designadas a qualquer membro da Mesa Diretora. Para compor o quórum da Mesa Diretora, será chamado o 1º do colegiado, deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE).
(Último Segundo)
Compartilhar:

Petrobrás atinge recorde de produção de combustíveis em março

A Petrobrás atingiu recorde de processamento em suas refinarias no mês de março, informou a companhia. A carga média processada no mês passado foi de 2,151 milhões de barris de petróleo por dia (bpd), superando em 12 mil barris diários o recorde de julho de 2013, de 2,139 milhões de barris diários, segundo nota da companhia. A Petrobrás também atingiu recorde na produção de diesel e gasolina com baixo teor de enxofre em suas refinarias.
Foram produzidos 4 milhões de barris de diesel S-10 (com concentração de 10 partes por milhão (ppm) de enxofre), 20 milhões de barris de diesel S-500 (500 ppm de enxofre) e 14,8 milhões de barris de gasolina S-50 (50 ppm de enxofre). As contas da Petrobrás têm sido abaladas nos últimos meses pelo déficit em sua produção de combustíveis, que obriga a empresa a importar, revendendo os produtos no país com preços abaixo do mercado internacional. A Petrobrás também registrou em março produção recorde na camada pré-sal.
(Estadão)
Compartilhar:

SÃO MANUEL: Moradores protestam contrar taxa de lixo

Cerca de 300 moradores de São Manuel realizaram, na noite deste sábado (5), uma manifestação  contra a taxa de lixo imposta para o município. Os manifestantes foram até a casa do prefeito Marcos Monti e a segurança do Executivo precisou ser reforçada.  Os manifestantes se reuniram no Parquinho do Poli Esportivo, seguiram pela avenida José Horácio Mellão e pararam na casa do prefeito. Com faixas e cartazes, os moradores reivindicaram para uma mudança na taxa do lixo. Um panfleto da prefeitura foi entregue no mês de março e  informou que, baseado no consumo de água, a taxa do lixo deverá ser paga no próximo dia 15 e, quanto maior o valor da conta de água, maior será a tarifa.
(JCnet)

Compartilhar:

Bandidos expulsam beneficiados do 'Minha Casa, Minha Vida' de imóveis

A reportagem especial fo Fantástico deste domingo (6) foi uma denúncia de violência e fraude em conjuntos residenciais do programa 'Minha Casa, Minha Vida', uma iniciativa que já beneficiou mais de 1,5 milhão de famílias brasileiras. Estão envolvidos traficantes, milicianos e até agentes públicos. No Rio, o Fantástico encontrou na internet o anúncio de um imóvel de um conjunto construído pelo programa ‘Minha Casa, Minha Vida’. É um dos muitos que a chamada milícia vende quando o morador não pode pagar as taxas cobradas pelos criminosos.  Os milicianos cobram por segurança e também taxam os serviços de água, luz e gás. “A gente gasta ali, na média, R$ 500 por mês, só de taxa para morar no que é da gente”, conta um morador. Uma família de Salvador, na Bahia, continua aparecendo nas estatísticas oficiais como beneficiada pelo programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, embora o único teto que tenha hoje seja o de uma ponte. A família diz que foi expulsa de um condomínio em Serrinha, no interior do estado, por traficantes. “Chegou uma quadrilha de traficante e disse: ‘essa casa aqui é nossa, perdeu’. Venderam para outras pessoas e nós passando por essa vida difícil assim na rua”, conta a ex-moradora. No Pará, a Polícia Federal e o Ministério Público também investigam fraudes no programa ‘Minha Casa, Minha Vida’. A primeira denúncia é de manipulação na inscrição.
(G1)
Compartilhar:

Brasil denuncia violência contra mídia

A situação da liberdade de expressão no Brasil "agravou-se dramaticamente durante 2013 e nos primeiros meses de 2014". A denúncia abre o relatório "Liberdade de Imprensa no Brasil - Outubro de 2013 a Março de 2014" apresentado ontem na Reunião de Meio de Ano da Sociedade Interamericana de Imprensa, que se realiza em Bridgetown, capital de Barbados, no Caribe. O texto, um detalhado levantamento de 14 páginas lido pelo jornalista Carlos Müller - representava a Associação Nacional de Jornais (ANJ) - informa que nos últimos seis meses foram registradas no País quatro mortes, 66 agressões, dois casos de censura judicial, seis ameaças, um atentado, uma prisão e três casos de intimidação. "Os casos de assassinatos impunes de jornalistas e outros profissionais continuam a ser o fato mais grave" na imprensa do País, adverte o documento. O balanço desconsidera outros sete casos fatais que, investigados, não apontaram relação entre as mortes e o exercício do jornalismo.
(Estadão)
Compartilhar:

Câmara pode votar política de esterilização de cães e gatos

O Projeto de Lei (PL) 1.376/03 voltado para o controle de natalidade de cães e gatos pode ser votado nesta semana na Câmara dos Deputados. A iniciativa propõe, em vez do extermínio, a esterilização de cães e gatos como forma de controlar a população desses bichos. O projeto faz parte da pauta de votações do esforço concentrado que a Câmara fará, de amanhã (7) até quinta-feira (10) da próxima semana. A iniciativa, de autoria do ex-deputado Affonso Camargo (PSDB-PR), cria uma política de controle de natalidade de cães e gatos e já havia sido aprovada pela Câmara em 2004. No entanto, como sofreu alterações no Senado retornou à Câmara para análise dos deputados. De acordo com o projeto, o controle da natalidade de cães e gatos no país será feito exclusivamente com o emprego da esterilização cirúrgica e levará em conta estudo das localidades ou regiões que apontem para a necessidade de atendimento prioritário, a quantidade de animais na localidade, bem como será dado tratamento prioritário aos animais pertencentes ou localizados nas comunidades de baixa renda. Os recursos para a implementação do programa sairão do orçamento da Seguridade Social da União e serão administrados pelo Ministério da Saúde, por meio do Fundo Nacional de Saúde. O controle populacional de cães e gatos por meio da esterilização é apoiado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
(JCnet)
Compartilhar:

PEDERNEIRAS: Carro capota e estudante morre na Bauru-Jaú

O estudante Alessandro Fernando Sabino, de 21 anos, morreu em acidente de carro no início da manhã deste domingo (6), em Pederneiras. O carro conduzido por ele capotou e o jovem, que era morador de Bauru, foi jogado para fora do veículo. Ele morreu na hora e outras três pessoas ficaram feridas. O acidente ocorreu às 6h15 da manhã no quilômetro 223 da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225). De acordo com o boletim de ocorrência (BO), Alessandro conduzia seu Voyage, placas de Bauru, quando perdeu o controle do veículo e se chocou contra a proteção metálica do canteira central. Com a colisão, o carro capotou e Alessandro foi atirado pela janela. Ainda segundo o registro, o motorista bateu a cabeça na base de um alambrado de proteção e morreu na hora. Além de Alessandro, havia ainda no veículo outros três ocupantes. Eles foram socorridos pelo resgate do Corpo de Bombeiros e da concessionária que administra a rodovia ao Pronto-Socorro Central (PSC) de Bauru. Entre as vítimas, uma adolescente de 17 anos e uma outra garota, de 19, teriam tido apenas ferimentos leves. Já outro adolescente, também de 17 anos, teve ferimentos graves e segue hospitalizado em observação.
(JCnet)
Compartilhar:

06 abril 2014

Câmara pode votar projeto que torna corrupção crime hediondo nesta semana

A pauta da Câmara de Deputados, trancada desde outubro do ano passado por projetos que tramitam em urgência constitucional e tiveram o prazo de apreciação vencido, pode ser destravada nesta semana a fim de votar um projeto de lei que torna a corrupção um crime hediondo. Com origem no Senado, a matéria fora aprovada em junho de 2013, como uma resposta às manifestações daquele ano. Caso a proposta seja alterada na Câmara, voltará ao Senado para ser apreciada. Se não, o projeto segue para sanção da presidente Dilma Rousseff. O projeto inclui na Lei dos Crimes Hediondos (8.072/90) os delitos de corrupção ativa e passiva, peculato (apropriação pelo funcionário público de dinheiro ou qualquer outro bem móvel, público ou particular), concussão (quando o agente público exige vantagens para si ou para outra pessoa), excesso de exação (nos casos em que o agente público desvia o tributo recebido indevidamente). A matéria ainda também torna crime hediondo o homicídio simples e suas formas qualificadas. O Código Penal também é alterado para aumentar a pena dos delitos. As penas mínimas ficariam maiores e os crimes passariam a ser inafiançáveis. Os condenados também deixariam de ter direito a anistia, graça ou indulto.
(Agência Brasil) 
Compartilhar:

Fãs e amigos se despedem de José Wilker

Fãs e colegas começaram a se despedir do ator e diretor José Wilker às 23h35 deste sábado, quando o velório foi aberto ao público. Wilker morreu de enfarte, aos 69 anos, enquanto dormia na casa da namorada, de sexta-feira para sábado. O velório no Teatro Ipanema, na zona sul do Rio, começou tarde da noite, varou a madrugada e segue aberto ao público neste domingo, até 15h. Fãs e colegas começaram a se despedir do ator e diretor José Wilker às 23h35 deste sábado, quando o velório foi aberto ao público. Wilker morreu de enfarte, aos 69 anos, enquanto dormia na casa da namorada, de sexta-feira para sábado. O velório no Teatro Ipanema, na zona sul do Rio, começou tarde da noite, varou a madrugada e segue aberto ao público neste domingo, até 15h.
(Estadão)
Compartilhar:

ELEIÇÕES 2014: Dilma tem 38%, Aécio,16%, e Campos, 10%

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (5) pelo site do jornal "Folha de S.Paulo" indica que a presidente Dilma Rousseff (PT) teria 38% das intenções de voto e venceria no primeiro turno caso a eleição fosse hoje e ela tivesse como adversários o senador Aécio Neves (PSDB-MG), o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) e mais oito candidatos de partidos menores. Nesse cenário, Aécio teria 16% das intenções de voto, e Campos, 10%. Somados, os oito candidatos de partidos menores alcançariam 6%. Votos em branco ou nulos seriam a opção de 20%. Os outros 9% responderam que não saberiam em quem votar.
(G1)


Compartilhar:

Defensoria Pública alerta sobre indícios da violência obstétrica

Peregrinação por hospitais em busca de um leito, impedimento para entrada de um acompanhante no parto, intervenções desnecessárias, cesariana sem indicação clínica, aleitamento materno dificultado. Esses são relatos comuns de gestantes que tiveram partos em ambiente hospitalar. De tão frequentes, algumas mães já nem identificam essas questões como um problema. Para a Defensoria Pública de São Paulo, no entanto, essas situações são marca da violência obstétrica. A defensora Ana Paula Meireles, que coordena o Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher em Bauru, explica que as situações configuram violação à autonomia das mulheres e ao direito sexual e reprodutivo assegurado pela Constituição. “Elas não conseguem decidir porque nada é informado e os procedimentos são impostos de maneira absoluta. Mesmo nos casos em que há risco para a mulher ou para a criança que vai nascer, ela deve ser informada para que possa decidir”, apontou.
(JCnet)
Compartilhar:

05 abril 2014

Índice aponta Brasil como 11º país mais inseguro do mundo

A violência é um dos pontos mais críticos do Brasil de acordo com o relatório Índice de Progresso Social (IPS) divulgado nesta sexta-feira (4). Entre os 132 países analisados, ele é o 122º em segurança pessoal – ou seja, entre os locais mais inseguros do mundo, ocupa a 11ª posição. O pior colocado no quesito é o Iraque, seguido por Nigéria, Venezuela, República Centro-Africana, África do Sul, Chade, República Dominicana, Honduras, México, Sudão e Brasil. São cinco quesitos usados para avaliar o nível de segurança dos cidadãos de cada país: a taxa de homicídios, o nível de crimes violentos, a percepção sobre a criminalidade, o terror político e as mortes no trânsito. Em termos de percepção geral da criminalidade, o Brasil ficou no nível 4, em uma escala de 1 a 5, onde 5 representa a menor confiança possível na maioria dos cidadãos. O IPS é elaborado pela da organização sem fins lucrativos Social Progress Imperative e seus dados estão divididos em três grupos: necessidades humanas básicas, fundamentos de bem estar e oportunidades. No índice geral de qualidade de vida, o Brasil ficou na 46ª posição na edição de 2014 do IPS.
(BN)
Compartilhar:

Morre ator José Wilker

O ator global José Wilker, de 66 anos, foi encontrado morto na manhã deste sábado (5), em sua casa no Rio de Janeiro. A causa da morte ainda não foi confirmada, mas existe a suspeita de infarto. Ele deixa as filhas Isabel, Mariana e Madá Wilker. O último trabalho do ator foi na novela "Amor à Vida", em que ele interpretou o médico Herbert. Antes disso, ele havia atuado em outra novela de Walcyr Carrasco, "Gabriela". Ao todo, Wilker atuou em 29 novelas, incluindo sucessos como "Roque Santeiro", "O Salvador da Pátria", "Anos Rebeldes" e "A Próxima vítima". Nascido em Juazeiro do Norte, no Ceará, no dia 20 de agosto de 1947, José Wilker começou sua carreira como locutor de rádio no Ceará. Aos 19 anos, porém, ele se mudou para o Rio de Janeiro, onde começou a atuar. Com uma extensa carreira também no cinema, Wilker atuou em 49 filmes, como "Bye Bye Brasil", "Jango" e "Giovanni Improtta" - baseado em seu famoso personagem da novela "Senhora do Destino".
(JCnet)
Compartilhar:

Sete governadores deixam cargos para disputar eleições

Os comandantes dos governos de sete estados renunciaram até esta sexta-feira (4) para concorrer às eleições deste ano. Além de Eduardo Campos (PSB-PE), que irá disputar a presidência, Antonio Anastasia (PSDB-MG), Omar Aziz (PSB-AM), Wilson Martins (PSB-PI), José de Anchieta Júnior (PSDB-RR) e Siqueira Campos (PSDB-TO). Sérgio Cabral (PMDB-RJ) tentarão vagas no Senado. O prazo para os governadores que pretendem disputar eleições deixem os mandatos termina neste sábado (5), seis meses antes do pleito. O mesmo prazo de desincompatibilização vale para juízes, secretários estaduais, ministros, membros de tribunais de contas e dirigentes de estatais e órgãos públicos, conforme calendário estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral. Apesar da expectativa de renúncia de Cid Gomes (PROS-CE) e Roseana Sarney (PMDB-MA), ambos decidiram que continuarão nos cargos até o fim das eleições.
(BN)
Compartilhar:

Ativista brasileira do Greenpeace posa nua para a 'Playboy'

A ativista brasileira Ana Paula Maciel, integrante do grupo Greenpeace e que ficou presa na Rússia, posou para a edição de abril da revista "Playboy". A ativista ganhou um ensaio completo, apesar de não estampar a capa deste mês, após a grande repercussão de sua foto de biquíni na edição do mês passado da revista.  Com parte do dinheiro obtido através do cachê, Ana Paula pretende fazer doações para a manutenção de um santuário para animais. "Fiquei muito tranquila, já que essa questão  da nudez é socialmente aceita na nossa cultura. É uma oportunidade de as pessoas conhecerem meu lado feminino, o que não apaga a história de ativismo ambiental", já havia dito a ativista em entrevista ao jornal O Globo.
(Yahoo)
Compartilhar:

Ipea corrige pesquisa sobre abuso contra mulheres

O dado mais comentado do estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre a violência contra as mulheres estava errado. Uma semana após a divulgação da pesquisa levar a uma avalanche de reações desde a presidente Dilma Rousseff até a funkeira Valesca Popozuda, o órgão informou que 26% dos brasileiros, e não 65%, concordam, total ou parcialmente, com a afirmação de que "mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas". O Ipea é ligado à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência. O órgão publicou uma errata, e o diretor do Departamento de Estudos e Políticas Sociais, Rafael Osório, pediu exoneração. Assinou também a nota Natália Fontoura, coordenadora de Igualdade de Gênero do Ipea.
(Estadão)
Compartilhar:

Homem admite que recebeu R$ 30 para espalhar pedaços de corpo pelo centro de SP

Um morador de rua de 29 anos foi preso nesta sexta-feira (4) pela Polícia Civil de São Paulo sob a suspeita de espalhar pelo centro da cidade os pedaços de um corpo esquartejado no final do mês passado. De acordo com o delegado Octavio Mascarenhas, do 5º Departamento de Polícia, no centro, o rapaz admitiu ser ele o homem flagrado por câmeras de segurança e cujo retrato falado foi divulgado esta semana. O jovem aceitou a tarefa depois de receber a incumbência de um homem que teria lhe oferecido R$ 30 para espalhar por diferentes pontos da cidade os sacos plásticos dentro dos quais havia braços, pernas, cabeça e o tronco de um homem. Na quarta-feira (2), a provável família da vítima foi encontrada pela polícia. De acordo com o delegado do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Itagiba Franco, o Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap) foi procurado pela mulher e dois filhos de um homem desaparecido, que pela descrição é a vítima esquartejada, cuja cabeça foi encontrada na Praça da Sé, no último dia 27. O restante do corpo foi encontrado dias antes, no bairro de Higienópolis.
(IG)
Compartilhar:

BAHIA: 11 são resgatados de navio em condição de trabalho escravo

Procuradores e auditores fiscais do trabalho resgataram 11 funcionários da MSC Crociere, empresa que explora cruzeiros marítimos, que estavam em condições de trabalho análogo ao de escravos, no Porto de Salvador. Eles estavam a bordo do navio MSC Magnifica, que esteve na capital baiana entre 8h e 17h da última terça-feira (1º). De acordo com o Ministério Público do Trabalho na Bahia, os funcionários trabalhavam por 11 horas diárias, além de sofrer assédio moral e sexual, dentre outras irregularidades identificadas, como humilhações e cobranças excessivas. Segundo o MPT, os funcionários deixaram a embarcação após a força-tarefa colher  depoimentos que configuraram a situação de trabalho degradante. Além do MPT, a operação envolveu Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União e Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência, com o apoio da Polícia Federal. As 11 pessoas resgatadas foram levadas para um hotel de Salvador. Nesta sexta-feira (4), elas permaneciam no hotel. As denúncias feitas pelos próprios trabalhadores do navio estavam sendo apuradas desde o início do mês.
(G1)
Compartilhar:

03 abril 2014

Astrônomos descobrem a idade da Lua

Há muito tempo sabe-se que a nossa lua se formou depois que a Terra foi atingida por um planeta do tamanho de Marte há bilhões de anos, mas quando isso aconteceu era até bem pouco tempo atrás motivo de debate. Alguns cientistas acreditavam que o evento ocorreu cerca de 30 milhões de anos após a formação do sistema solar, enquanto outros afirmam que isso aconteceu até 100 milhões de anos depois. Usando medições do interior da Terra, juntamente com simulações de computador, uma equipe internacional de cientistas planetários afirma que a última estimativa é a mais correta- e descobriram através do que eles estão chamando de um "relógio geológico". Pesquisadores da França, Alemanha e EUA realizaram 259 simulações em computador do crescimento de Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Durante esta análise, os cientistas descobriram uma ligação entre quando a Terra foi atingida, e a quantidade de material adicionada à Terra após o impacto.
(Noticiascabana)
Compartilhar:

AGUDOS: Onça é atropelada na Marechal Rondon

Uma onça foi atropelada, na madrugada desta quinta-feira (3), no quilômetro 328 mais 200 metros da rodovia Marechal Rondon (SP-300), em Agudos. O acidente aconteceu por volta da 1h30. Segundo o Policiamento Rodoviário, o condutor de um Gol trafegava sentido Agudos-Bauru, quando foi surpreendido pelo animal e, não conseguindo frear a tempo, o atropelou. O motorista não ficou ferido, mas o felino, devido ao impacto, sofreu fraturas. Equipes do Corpo de Bombeiros e do Zoológico de Bauru foram acionadas para o resgate da onça parda (puma concolor), que sofreu fraturas nos membros dianteiro esquerdo e traseiro direito. De acordo com o diretor do Zoológico de Bauru, Luiz Pires, o felino é um macho, tem cinco anos e pesa 46 quilos. Ele apresentou fraturas e inspira cuidados.
(JCnet)
Compartilhar:

BAHIA: SSP apura perfil de possível comando do tráfico


A Secretaria da Segurança Pública (SSP) da Bahia investiga uma página na rede social Facebook intitulada “Oh Oh Caveirão”. Fotos e vídeos mostram a ação de bandidos, que seriam ligados ao Primeiro Comando da Capital (PCC), de São Paulo. Nas postagens há, inclusive, filmagens com execução de criminosos rivais da facção Comando da Paz.  Informações extra-oficiais dão conta de que o reduto do Caveirão está no bairro da Saramandaia, em Salvador. Para os integrantes do bando, o numeral 1533 representa a ordem das letras P.C.C no alfabeto: P (15); C (3); C (3) = PCC. Para o CP eles utilizam o algarismo 315. A SSP já passou o fato ao conhecimento da Superintendência de Inteligência para verificar se as imagens, tanto fotos, quanto vídeos, são da capital baiana e promete dar uma resposta o quanto antes.
(BN)
Compartilhar:

Tucanos em São Paulo ainda tentam aliança com o PSB

Por pressão da Rede, o PSB tem admitido a possibilidade de lançar candidatura própria ao governo de São Paulo. Os tucanos, no entanto, ainda sonham com uma reviravolta para que o deputado Márcio França seja vice na chapa do governador Geraldo Alckmin na disputa à reeleição. Ex-secretário de Alckmin e ex-prefeito de São Vicente, no litoral paulista, o parlamentar é também o nome favorito dos socialistas para tentar conquistar o Palácio dos Bandeirantes. Segundo o secretário de Meio Ambiente do Estado, Bruno Covas, o PSDB está propenso a oferecer tanto a vaga de vice como a candidatura ao Senado para partidos aliados. Com isso, fica mais claro que o destino do ex-governador José Serra deve ser mesmo uma candidatura à Câmara dos Deputados. Neto do ex-governador Mário Covas, Bruno Covas também deve disputar uma vaga a federal. Ele deixa a secretaria amanhã. Por enquanto, deve reassumir o mandato de deputado estadual. Bruno reage com bom-humor às especulações de que poderia ser candidato ao Senado ou até mesmo vice do presidenciável tucano Aécio Neves.
(IG)
Compartilhar:

Maioria do Supremo vota contra doações de empresas a campanhas

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal votou nesta quarta-feira, 2, pela proibição de doações de empresas a campanhas eleitorais e partidos políticos. Seis integrantes da Corte foram favoráveis ao veto e um foi contra. O julgamento foi interrompido após o ministro Gilmar Mendes pedir vista do processo. Com isso, as chances de a regra passar a valer nestas eleições são baixas, já que todos os magistrados precisam votar para que o julgamento seja concluído. Gilmar Mendes pediu vista quando o placar estava 4 a 1. Ele fez duras críticas à proibição, mas disse que precisava analisar melhor o assunto que, segundo ele, é "complexo". O ministro Marco Aurélio Mello, que também preside o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e o vice-presidente do STF, Ricardo Lewandowski, pediram, porém, para adiantar os votos e se posicionaram contra o financiamento das campanhas por empresas. Fez-se, assim, maioria no plenário. Com a proibição, estarão permitidas apenas doações de pessoas físicas, além dos repasses públicos via fundo partidário.
(Estadão)
Compartilhar:

Entidades fazem manifestação contra assédio sexual em metrôs e trens

O Levante Popular da Juventude e a Marcha Mundial das Mulheres fizeram nesta quarta-feira (2) uma manifestação dentro da Estação Sé, do metrô, na capital paulista, contra o assédio sexual nos vagões dos trens. Mulheres distribuíram panfletos e estenderam faixas nas proximidades das catracas de acesso à área de embarque e desembarque. “Ninguém merece ser 'encoxada'. A gente quer mais metrô, quer mais qualidade no transporte público. Vagão exclusivo, a gente sabe que não vai solucionar os problemas. Nossa pauta é mais metrô, e que a gente seja respeitada enquanto mulher e com a roupa que a gente estiver vestida”, disse Laryssa Sampaio, do Levante Popular da Juventude, uma das organizadoras da manifestação.
(JCnet)
Compartilhar:

02 abril 2014

Forças Armadas aceitam investigar centros de tortura

O ministro da Defesa, Celso Amorim, comunicou nesta terça-feira, por telefone, ao coordenador da Comissão Nacional da Verdade (CNV), Pedro Dallari, que as Forças Armadas instauraram comissões de sindicância para investigar o uso de instalações militares para a prática de graves violações de direitos humanos. As sindicâncias foram requeridas pela Comissão Nacional da Verdade no dia 18 de fevereiro. Também hoje, a CNV recebeu ofício do ministro da Defesa que traz como anexos as respostas enviadas ao ministério pelos comandantes da Marinha, Exército e Aeronáutica, por meio dos quais cada força informa as providências tomadas. O Ministério da Defesa encaminhou o requerimento da CNV às três forças no dia 19 de fevereiro. O Exército informou em 25 de março ter aberto a sindicância e, na véspera, já havia informado que buscará as informações disponíveis sobre o tema nos "órgãos de direção setorial" e junto aos comandos militares de área e que conduzirá as diligências necessárias solicitadas pela CNV.
(JBonline)
Compartilhar:

Incêndio destrói cozinha de creche em Jaú

Na tarde desta terça-feira (1), um incêndio destruiu a cozinha e danificou parte do telhado do refeitório de uma creche municipal na avenida Dudu Ferraz, no jardim Olímpia, em Jaú (47 quilômetros de Bauru). Uma cozinheira sofreu queimaduras em uma das mãos ao tentar apagar as chamas. O fogo teve início por volta das 14h30. Segundo os funcionários da creche, a mangueira do gás teria se desprendido do fogão. Uma fagulha na ponta da mangueira acabou atingindo materiais inflamáveis, como papelão, fazendo com que as chamas se alastrassem. O incêndio destruiu eletrodomésticos, como geladeira, fogão, forno industrial e liquidificador, além de mantimentos. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a área atingida tem cerca de 12 metros quadrados. O calor também danificou telhas de PVC do refeitório. Uma cozinheira ficou com uma bolha na palma da mão ao tentar apagar as chamas, mas não precisou de atendimento médico. Três viaturas do Corpo de Bombeiros foram deslocadas para atender a ocorrência e o fogo foi controlado em menos de cinco minutos. A Polícia Científica foi acionada e as causas do acidente serão investigadas.
(JCnet)
Compartilhar:

Pedido de CPI da Petrobras é lido no Senado

O requerimento de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, para investigação de denúncias de irregularidades na empresa, foi lido hoje (1º) no plenário do Senado. O presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que o documento tem número suficiente de assinaturas e que a comissão deve ser instalada. Uma questão de ordem apresentada pela senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) adiou pelo menos até a quarta-feira a criação da CPI. Segundo Gleisi, o requerimento traz quatro diferentes acusações contra a Petrobras e não um único "fato determinado", uma das exigências para a abertura de uma CPI. O presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), que tem a prerrogativa de decidir a questão, disse que responderá na quarta-feira. O líder do PSDB, Aloysio Nunes Ferreira (SP), contra-argumentou citando outras CPIs que já ocorreram com base em fatores semelhantes aos apresentados no requerimento lido hoje. Ele lembrou que é prerrogativa do Congresso fazer a investigação parlamentar diante das graves denúncias de irregularidades na empresa, que tem como principal acionista a União.
(Último Segundo)
Compartilhar:

'Eu me sinto um ninguém na terra', diz babá sobre falta de direitos

“Eu me sinto um ninguém na terra. É como se eu não existisse.” A frase, da babá Aparecida Maria Silva Gama, de 49 anos, denuncia a sua revolta por não ter os mesmos direitos do que os demais trabalhadores, apesar de a Emenda Constitucional das Domésticas, promulgada há um ano e que ficou conhecida como "PEC das Domésticas", prever a igualdade dos benefícios para todos os profissionais. A igualdade não veio porque a regulamentação que traria as regras para a aplicação da lei aguarda votação da Câmara. Por enquanto, os domésticos não têm direito a obrigatoriedade de recolhimento do FGTS, a multa de 40% sobre o fundo em caso de demissão sem justa causa, seguro-desemprego, entre outros. De novos direitos já em vigor, a emenda trouxe aos domésticos apenas a jornada de trabalho de 8 horas diárias e 44 horas semanais e a hora-extra (eles já tinham garantidos, antes da emenda, direito um salário mínimo ao mês, recolhimento do INSS, férias e 13ª salário, por exemplo).
(G1)
Compartilhar:

Janot pede que Supremo apure envolvimento de secretários de Alckmin no cartel de trens

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, encontrou indícios de envolvimento no cartel dos trens em São Paulo de José Aníbal (PSDB) e Rodrigo Garcia (DEM), ambos deputados federais licenciados e secretários do governo Geraldo Alckmin (PSDB). O chefe do Ministério Público pediu ao ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, que dê prosseguimento às investigações. Outros três parlamentares, dos quais um também secretário na gestão tucana, foram excluídos da apuração. A decisão do STF sobre abertura ou não de inquérito é necessária porque os citados detém mandato parlamentar. Eles têm direito ao chamado foro privilegiado, mesmo estando licenciados do cargo. “Há fortes indícios de existência do esquema de pagamento de propina pela Siemens a agentes públicos vinculados ao Metrô de São Paulo”, sustentou Janot no ofício enviado ao Supremo. “Há atribuição de situações concretas e específicas em relação ao deputado federal Rodrigo Garcia no depoimento do investigado colaborador. Os detalhes dados, assim como a menção a encontro pessoal entre ambos, autorizam, também, a colheita de maiores elementos contra esse parlamentar.” O procurador-geral afirmou ao Supremo que “o colaborador apontou, ainda, indícios de envolvimento do deputado federal José Aníbal, na medida em que relata ter sido avisado que, com a saída de Rodrigo Garcia da presidência da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deveria passar a tratar com o deputado José Aníbal, que passara a ser responsável pelos contatos políticos e pagamentos de propina”. Aníbal é o atual secretário de Energia de Alckmin e Garcia, titular da pasta de Desenvolvimento Econômico do governo paulista. Ambos devem deixar os respectivos cargos até o fim da semana, para poderem disputar as eleições.
Compartilhar:

01 abril 2014

DIA DA MENTIRA: Especialista diz que mentir por mentir nunca é saudável

Nesta terça-feira (1°), Dia da Mentira, a lorota e a cuiuda podem até ser saudáveis. Você mesmo já ter aproveitado a ocasião para brincar com o amigo ou mexer com o colega de trabalho. No entanto, para o psicólogo e escritor Alexandre Bez, mentir por mentir nunca é saudável. “O hábito de mentir sempre traz complicações, além de remeter a pessoa a um estado de fantasia constante. A etapa mais critica é quando a pessoa cria um personagem e acredita nessa ficção. Isso acontece muito, principalmente via internet, pois nela podemos nos camuflar, incorporar características de qualquer outra pessoa, acreditando ser ela”, disse. Segundo o especialista existem alguns tipos de personalidades que influem na mentira contada. Alguns mentem por medo, outros por insegurança e ainda outros por vergonha. Há também quem conte lorotas por compulsão, fator que, segundo Bez, apresenta uma necessidade patológica, o que necessita de cuidado profissional.
(BN)
Compartilhar:

Estudantes brasileiros ficam entre últimos em teste de raciocínio

A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou nesta terça-feira (1°) o resultado do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), que pela primeira vez avaliou a capacidade de 85 mil estudantes de 15 anos do mundo inteiro para resolver problemas de matemática aplicados à vida real. O Brasil ficou em 38° lugar, com 428 pontos, em um total de 44 países. O resultado do Pisa mostrou ainda que só 2% dos alunos brasileiros conseguiram resolver problemas de matemática mais complexos. Entre os estrangeiros, esse número chegou a 11%. No caso do Brasil, os meninos tiveram desempenho melhor que as meninas. No teste, os rapazes somaram 436 pontos, contra 412 das garotas. No desempenho por região do país, os alunos do Sudeste fizeram 447 pontos, seguido por Centro-Oeste (441), Sul (435), Nordeste (393) e Norte (383).
(G1)
Compartilhar:

GOLPE MILITAR NO BRASIL: Teia' da repressão filtrava serviço público e vigiava estudantes

A Divisão de Segurança e Informações da Petrobrás vetou em maio de 1976 a contratação pela empresa do economista Job Medrado Brasileiro: ex-militante na Universidade Federal da Bahia, fora preso na "Operação Acarajé" contra o PCB baiano, segundo a 2ª Seção da 11ª Região Militar. Um ano antes, o jornalista João Hélio Marques Russo teve a vida devassada por organismos de repressão a pedido da estatal, porque reclamara da recusa do presidente da empresa, general Araken de Oliveira, a dar entrevista na Fecomércio de São Paulo. Já Márcio Scalercio, dirigente do DCE da Universidade Federal Fluminense, teve nome, filiação e endereço coletados pela Assessoria de Segurança e Informações da UFF e enviados ao Serviço Nacional de Informações (SNI), como aconteceu com dezenas de outros dirigentes estudantis da instituição em 1983. Descritos em documentos confidenciais, secretos e ultrassecretos recolhidos no Arquivo Nacional, milhares de casos semelhantes evidenciam a extensão da máquina de repressão montada pelo regime de 1964-85 para vigiar a sociedade. São relatórios às vezes produzidos por siglas familiares, como o próprio SNI, os Centros de Informações do Exército (CIE) e da Marinha (Cenimar) e o Centro de Informações de Segurança da Aeronáutica, os vários DOPS. Mas há também siglas pouco ou nada conhecidas , como a ASI SAELPA (Assessoria de Segurança e Informações da Sociedade Anônima de Eletrificação da Paraíba) e a AESI DERJ IBDF (Assessoria de Segurança e Informações da Delegacia do Rio de Janeiro do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal). Todos formavam uma teia de espionagem da ditadura que chegou a 249 órgãos, segundo pesquisadores do NA.
(Estadão)
Compartilhar:

Partidos terão de declarar origem e destino de doações de campanha

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou uma regra para as eleições deste ano que tem o objetivo de acabar com as chamadas "doações ocultas", dinheiro repassado aos candidatos sem que seja possível identificar a empresa responsável pela doação. Resolução aprovada pelo tribunal no final de fevereiro determina que, a partir de agora, partidos que receberem recursos de empresas ou pessoas físicas e os repassarem a candidatos terão que divulgar claramente na prestação de contas a quem pertencia o dinheiro que acabou chegando aos candidatos. Até então as doações ocultas funcionavam da seguinte forma: uma empresa que não queria ter seu nome vinculado ao político fazia a doação ao partido ou ao comitê eleitoral. A legenda ou o comitê "misturavam" o dinheiro em seu caixa único antes de repassá-la ao candidato, dificultando bastante a identificação final entre doador e beneficiado.
(JCnet)
Compartilhar:

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com