27 novembro 2014

OPINIÃO: Prefeitura de Pederneiras continua omitindo informações em seu portal de transparência

Conforme a Lei Complementar Federal nº 131, de 27 de maio de 2009, o prazo para que municípios com menos de 50 mil habitantes assegurasse transparência ao público encerrou em maio de 2013. Tempo passando e a prefeitura de Pederneiras ainda não cumpre a lei, mesmo possuindo estrutura para tal.

A falta de iniciativa em disponibilizar informações em tempo real no Portal de Acesso à Informação constante no site da prefeitura tem dificultado a visibilidade pela população, de dados importantes, que deveriam ser disponibilizados em tempo real. O link de acesso aos relatórios dos servidores que exercem cargos comissionados e função gratificada, por exemplo, há meses consta como “em atualização” (veja aqui e aqui).

O correto seria que o portal trouxesse, quanto aos servidores municipais, permanentes  e atualizados relatórios contendo dados como: matrícula, nome completo, cargo, função (se comissionada ou gratificada), lotação e ato de nomeação. Diante disso, é inevitável perguntar: Onde está a tão decantada transparência da administração pederneirense? Por que esses dados sobre os servidores da prefeitura de Pederneiras estão sendo omitidos?

Esses fatos, aliás, contrariam a Lei de Acesso à Informação. Cabe lembrar que o gestor municipal tem o dever de promover a devida publicidade das informações obrigatórias previstas em lei. Caso contrário, será balela pura!

Reginaldo Monteiro
Compartilhar:

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com