Os números
das últimas semanas no Facebook (rede social mais popular entre os brasileiros
– 30% dos internautas nacionais a utilizam) repetem o que foi apontado nas
pesquisas mais recentes de Datafolha, Ibope e CNT/MDA e
mostram crescimento de Marina Silva. Enquanto nas pesquisas a candidata fez disparar o
percentual de intenção de voto para a chapa do PSB e já aparece encostada em Dilma Rousseff, na rede social ela ultrapassou Aécio Neves e segue em ascensão. De acordo com número do
Buzzmonitor, ferramenta de monitoramento desenvolvida pela consultoria E.life,
o número de fãs na página da Marina cresceu 28% de 19 de agosto – data que
passou a ser monitorada pela empresa – até a última quinta-feira (28). No
primeiro dia, o software apontava Marina logo atrás de Aécio Neves, candidato
do PSDB. No dia seguinte, ela já havia ultrapassado o rival e seguiu em uma
linha de crescimento. Marina conquistou quase 80 mil fãs em um dia desta semana
e já ultrapassava a marca de 1,43 milhão na quinta-feira. Também do dia 19 ao
dia 28 de agosto, Aécio Neves e a presidente Dilma Rousseff, concorrente do PT,
cresceram 5%. Aécio está na casa dos 1,20 milhão de fãs e Dilma aparece com 937
mil. A petista faz campanha quase diária em sua página para chegar à marca de 1
milhão. Marina Silva também é destaque no quesito "talking about",
que leva em conta qualquer tipo de interação com a página. A candidata do PSB
já começou nas medições à frente e aparecia na casa de 1 milhão de interações
no primeiro dia, enquanto Aécio estava com 580 mil e Dilma com 380 mil. Na
última semana de medição, Marina desacelerou e teve uma queda de 22% nas
interações.
(Último Segundo)