12 setembro 2014

EDITORIAL: Quem Camargo e Ivana apoiam nestas eleições?

Se algumas lideranças políticas locais seguem apoiando candidatos próprios ou de agremiações partidárias coligadas para as eleições de 5 de outubro próximo, o mesmo não acontece com as lideranças socialistas e verdes. O prefeito Daniel Camargo (PSB) e a ex-prefeita Ivana Camarinha (PV) anuviam o jogo nesse tema.

O PSB, partido de Camargo, tem Marina Silva como candidata a presidente e Geraldo Alckmin como candidato a governador, tendo cedido inclusive o seu vice de chapa, o deputado Marcio França. Seu partido possui muitos candidatos a deputado federal e estadual. Estranhamente, não se ouve nem se vê qualquer manifestação de apoio do prefeito enquanto filiado às candidaturas e alianças dos socialistas. A movimentação feita por Camargo, que não é pouca, vai na direção da ex-prefeita Ivana, que ainda não tem candidatura deferida pela justiça eleitoral, mas que pertence aos quadros do PV, partido que não é aliado do PSB.

Já o PV de Ivana Camarinha tem Eduardo Jorge candidato a presidente, Gilberto Natalini candidato a governador e Kaká Werá candidato a senador. Assim como acontece com o prefeito Camargo, também não se ouve nem se vê manifestação ou material da ex-prefeita que inclua esses nomes. A campanha de Ivana, ao menos em Pederneiras, se limita apenas ao seu próprio nome e ao do candidato a deputado federal também pelo PV Clodoaldo Gazetta, o que parece significar a exceção à regra.

Para o peso político que Camargo e Ivana parecem possuir, é muito estranho não vê-los inseridos integralmente nas campanhas que envolvem candidaturas de seus próprios partidos ou aliados. Uma omissão visível e escandalosa que em nada contribui para o processo eleitoral como instrumento da democracia. É uma espécie de defecção (ação de abandonar a causa) que demonstra, até aqui, o deliberado ato de dar as costas aos partidos políticos a que pertencem.

A poucos dias das eleições, a obscuridade leva a questionar se Camargo e Ivana vão permanecer na postura silenciosa até acalmarem as águas, ou se vão abrir o leque de nomes de suas preferências antes do dia “d”.

Reginaldo Monteiro
Compartilhar:

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com