29 setembro 2014

COMENTÁRIO: Seara de um, bedelho de outro

No último dia 24, o engenheiro Fernando de Campos Arruda, diretor industrial da Volvo em Pederneiras recebeu, merecidamente, o título de cidadão pederneirense. O fato hilariante a ser registrado, é que o convite para a sessão solene da entrega da honraria partiu do chefe do poder executivo (prefeito), que não perde oportunidade de patentear o chavão popular do “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. E quando Camargo manda, a maioria dos vereadores (incluindo os dirigentes da câmara) prontamente atende.

A concessão de título de cidadania é de competência privativa da câmara municipal, através de decreto legislativo e a sessão especial para sua entrega deve ser por ela convocada. Portanto, tratando-se de um evento do legislativo, por obvio – e qualquer cerimonial deveria saber – o convite deve ser de sua lavra. Daí porque, por mais simplório que possa parecer o tema, mostra que o nosso alcaide exorbitou, interferindo em atribuição que não lhe cabe.

A simbiose entre o poder executivo e o legislativo em Pederneiras vem de longe, mas atingiu nos últimos anos um grau assustador. Na maior parte do tempo, o legislativo tem sido pautado pelo executivo e moldado por ele, coisas que aparentam conveniência entre os dois lados. Distribuição de gentilezas, numa política de acomodação muito ruim.

Infelizmente, os vereadores comandados pelo prefeito não querem sequer esboçar resistência. Preferem participar da governabilidade no afã de serem contemplados pelo executivo, transformando a câmara municipal num grande circo, com raras exceções. Diante de tanta subserviência, quanto ao papel do legislativo... quem quer saber disso?
Compartilhar:

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com