• Pura sacanagem

    INSS tem cerca de 130 mil denúncias de descontos indevidos em benefícios
  • Datafolha

    63% dos brasileiros são contra anistiar responsáveis pelos ataques de 8 de janeiro

  • Fez o certo

    Lula diz que veto de candidatura da oposição na Venezuela é grave

07 fevereiro 2012

Lula costurou acordo para liderança do PT


O acordo que garantiu a Jilmar Tatto (SP) o posto de novo líder do PT na Câmara dos Deputados foi costurado diretamente pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em conversas na noite de segunda-feira e na manhã desta terça. Lula ligou para pelo menos três pessoas para negociar a retirada da postulação de José Guimarães: o próprio deputado cearense, seu irmão e ex-deputado José Genoino, e o líder do governo na Câmara, Candido Vaccarezza. 
Lula considera Tatto uma peça importante no xadrez eleitoral de São Paulo. Não só pelo fato de o deputado ter retirado sua pré-candidatura para apoiar Fernando Haddad, mas também pelo seu peso político na capital e por ser um dos maiores defensores da estratégia, entabulada por Lula, de tentar fechar um acordo do PT com o prefeito Gilberto Kassab. A ideia de se aliar a Kassab enfrenta forte resistência em setores do PT, e Tatto seria um nome de peso para ajudar a construir essa saída, caso as negociações avancem.
(Fonte: Folha)
Compartilhar:

SÃO BERNARDO DO CAMPO: Prédio pode ter desabado por má conservação ou sobrepeso

Vista interna dos pavimentos que desabaram  (Foto: Tiago Queiroz/AE)
Vista interna dos pavimentos que desabaram no
prédio (Foto: Tiago Queiroz/AE)
Sobrepeso ou má conservação do teto do Edifício Senador em São Bernardo do Campo, no ABC, ou ainda a combinação desses dois fatores podem ter contribuído para o desabamento parcial das lajes do prédio de 14 andares na noite de segunda-feira (6). A afirmação é do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP), Francisco Kurimori.

Um buraco de cerca de 10 metros de diâmetro se abriu no teto atingindo todas as lajes inferiores até o térreo. Uma criança morreu, seis pessoas ficaram feridas e uma mulher estava desaparecida até as 14h desta terça (7) por conta do desabamento.

“Em termos técnicos, as suspeitas são de sobrecarga, algo pode ter sido colocado em cima do teto, ou má conservação. O prédio tem 40 anos e pode ter havido uma infiltração de água que fez ruir a laje superior, que caiu sobre as demais em sequência. Ou pode ter havido essa combinação desses fatores”, afirmou Kurimori ao G1
Compartilhar:

Veja se o ensino avançou; Pederneiras em 710º lugar no ranking do "Todos Pela Educação"

Apenas 14,7% das crianças matriculadas no último ano do ensino fundamental no Brasil, incluídas as de redes públicas e particulares, sabem o mínimo esperado em matemática para esta etapa. Em língua portuguesa, são 26,2%. Entre os mais novos, que estão no 5º ano, o dado melhora um pouco: 32,5% atingem o aprendizado para esta série em matemática e 34,2% em português. Os dados de 2009 apresentados nesta terça-feira pelo Movimento Todos Pela Educação são medidos pela Prova Brasil, aplicada a estudantes pelo Ministério da Educação (MEC) a cada dois anos.
Alguns municípios não tiveram dados tabulados por não terem feito a Prova Brasil em 2009. Há também casos que devem ser vistos com parcimônia como cidades que tinham índices baixos até 2007 e chegaram a até 100% em 2010. A exemplo do que ocorre em outros rankings, alguns pequenos municípios se destacam, como Cândido Rodrigues, em São Paulo, e Cacoal dos Alves, no Piauí. Se forem analisadas por cidade, uma novidade divulgada este ano pela organização, as estatísticas são ainda mais alarmantes. Para que seja possível analisar a relação entre o que os alunos aprendem e o que o MEC estabelece como básico para cada etapa, o iG elaborou uma ferramenta com os dados de cada município.

iG apresenta as informações com os filtros "5º ano - língua portuguesa", "5º ano - matemática", "9º ano - língua portuguesa" e "9º ano - matemática". Além do dado de 2009, que ranqueia as cidades, é possível ver qual era a porcentagem atingida na Prova Brasil anterior, de 2007. Também estão na ferramenta quais eram as metas feitas pelo Todos Pela Educação para 2009 e 2011 como o degrau que cada cidade deve subir a cada biênio para chegar a 70% em 2022 e 90% em 2030, ou seja, são uma maneira de saber se a evolução apresentada foi suficiente para chegar ao objetivo daqui a 10 e 18 anos.
No ranking, Pederneiras está em 710º lugar, obtendo percentual de 50, 6% em 2009 e com meta de 46% para 2011 (avaliação a cada dois anos).
Compartilhar:

Bebê de 7,04 kg nasce na China

Um bebê de 7,04 quilos nasceu no sábado na região central da China, o que seria um recorde para o país, segundo a mídia estatal.
A criança e a mãe passam bem em um hospital local da cidade de Xinxiang, na província de Henan, de acordo com a agência Xinhua.
O menino, que foi batizado de Chun Chun, nasceu logo após o início do Ano Novo Lunar. Como este é o ano do dragão, é considerado localmente um bom momento para se ter filhos.
"Minha mulher não estava diferente de outras mulheres grávidas. Ela bebia e comia normalmente como deveria ser. Mas deu à luz um menino tão grande, gordo. Hoje é o primeiro dia da primavera no calendário chinês e ele é um "bebê dragão". Eu estou muito feliz, disse Han Jingang, o pai, à TV local.
(Fonte: G1)
Compartilhar:

OAB repudia uso de crianças por PMs grevistas na Bahia

Grevistas liberam 8 e retêm 7 crianças no prédio Assembléia Legislativa 
A Ordem dos Advogados do Brasil emitiu nota nesta segunda-feira (6), para repudiar o uso de crianças como escudo humano por policiais militares em greve na Bahia. O objetivo é impedir a entrada de soldados do Exército que tentam cumprir 11 mandados de busca e apreensão contra líderes do movimento, que estão na Assembleia Legislativa, em Salvador.
"É grave expor as crianças e a esse tipo de situação. Usá-las como escudo humano para sensibilizar a opinião pública sobre a manifestação que estão fazendo é uma irresponsabilidade, além de ser um crime previsto no ECA. Conforme o artigo 232 do estatuto, submeter criança e adolescente, sob autoridade, guarda ou vigilância dos pais ou responsáveis, a exame ou a constrangimento prevê pena de detenção de 6 meses a dois anos", afirmou Ariel Castro, vice- presidente da Comissão Nacional da Criança e do Adolescente da OAB e presidente da Fundação Criança.
Segundo Castro, os pais podem perder a guarda dos filhos pelo descumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). "O artigo 5 do ECA fala que nenhuma criança ou adolescente pode ser exposta a violência, crueldade ou opressão. Só o fato de elas estarem ali já configura descumprimento do estatuto, seja por parte dos pais ou de terceiros, que neste caso são os militares das forças acionadas para dar segurança ao Estado."
(Fonte: IG)
Compartilhar:

Mulher esfaqueia ex-marido na rodoviária de Rio Preto, SP

Por decisão judicial, homem não poderia se aproximar

Uma mulher esfaqueou o ex-marido na tarde desta segunda-feira (6), dentro do Terminal Rodoviário de São José do Rio Preto. Segundo a polícia, ela sofria agressões do homem e recebia ameaças de morte. Inclusive, estava amparada por medida protelar baseada na lei Maria da Penha, que determina que o homem deva ficar a uma certa distância.

Durante à tarde, os dois discutiram no terminal. A mulher pegou uma faca de dentro da bolsa e acertou o corpo do ex-companheiro por três vezes. Levada para a delegacia, ela alegou legítima defesa. Mesmo assim, responderá na Justiça por tentativa de homicídio. O homem teve cortes superficiais e passa bem.

(Fonte: G1)
Compartilhar:

Monomotor cai na zona rural de Palestina (SP) e piloto sobrevive

Um avião monomotor utilizado para pulverizar plantações caiu por volta das 19h de segunda-feira (6) em uma propriedade rural próxima à estrada Moisés Martins Tosta, no km 3, em Palestina (493 km de São Paulo).

Segundo a polícia, a aeronave pegou ao se chocar contra o chão. Funcionários de uma usina da região apagaram o fogo do avião antes da chegada dos bombeiros.

O piloto foi levado pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) a um hospital de Palestina e depois transferido ao Hospital de Base de Rio Preto. As causas do acidente serão investigadas, segundo a polícia.

(Fonte: Folha)
Compartilhar:

Dinheiro da concessão de aeroportos não engordará superávit primário em 2012

Os R$ 24,5 bilhões arrecadados com a concessão de três aeroportos à iniciativa privada não entrarão no caixa do governo este ano e não engordarão o superávit primário– economia de recursos para pagar os juros da dívida pública – em 2012. Segundo o Ministério da Fazenda, o dinheiro só começará a ser pago pelos consórcios vencedores em 2013, conforme o cronograma estabelecido no edital da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Somente quando os consórcios começarem a desembolsar os valores arrematados no leilão, o superávit primário – esforço fiscal para pagar os juros da dívida pública – será reforçado. Isso ocorre porque, ao entrar no Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac), o dinheiro é registrado como receita primária nas estatísticas do Tesouro Nacional.
Compartilhar:

Agressão na Ilha: mendigo diz não se lembrar de nada

Morador de rua vai a delegacia, mas diz que não se lembra de nada
Morador de rua vai a delegacia, mas diz que não se lembra de nada (Foto: Roberto Moreyra)
O morador de rua que foi agredido, no último dia 2, por jovens de classe média na Ilha do Governador foi à 37ª DP (Ilha do Governador) nesta segunda-feira. Ele foi identificado como João Araújo Teles, de 47 anos. João disse aos policiais que não se lembra de nada do dia da agressão, tampouco de ter apanhado. O mendigo foi defendido, na ocasião, pelo estudante de Desenho Industrial Vítor Suarez Cunha, de 21 anos. Vítor foi espancado e ficou gravemente ferido.

Segundo os policiais, João estava, nesta segunda-feira, num abrigo da Prefeitura do Rio, localizado na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio. A polícia chegou até ele por meio de informações. Para o reconhecimento do morador de rua, a polícia chamou o estudante Kléber Carlos Silva, de 20 anos, que estava com Vítor no dia das agressões. Kléber ainda está na delegacia prestando informações.
João foi à delegacia acompanhado de uma assistente social. O rosto dele estava muito inchado. Ele também estava com um ferimento na perna.

(Fonte: Globo.com)

Compartilhar:

CINEMA: Diretor de 'O Artista' fala do sucesso do filme

Michel Hazanavicius está, compreensivelmente, feliz da vida com o sucesso de O Artista, que estreia na sexta-feira. Ele conversa com o repórter pelo telefone. Está na Califórnia. Tem sido o mais difícil nas últimas semanas. Hazanavicius praticamente se mudou para os EUA. O Oscar implica uma campanha acirrada. Está longe dos filhos, eles lhe fazem falta, mas virão para a grande noite, para ver - tomara - a consagração de papai. Felizmente, a mulher - a atriz Bérénice Bejo, indicada para o Oscar de coadjuvante, está a seu lado. "Temos vivido juntos esta aventura e o que posso dizer é que tem fortalecido nossa relação." 
Bérénice Bejo, mulher do diretor: 'Ela sabia quanto esse projeto me apaixonava e me apoiou muito' - Divulgação
Divulgação
Bérénice Bejo, mulher do diretor: 'Ela sabia quanto esse projeto me apaixonava e me apoiou muito'
Por que um filme mudo, sobre um astro decadente de Hollywood nos anos 1920? "A grande comédia de Hollywood foi minha porta de entrada para o cinema. E eu amava o que havia de dramático em Charles Chaplin, em Buster Keaton. Não sei dizer, exatamente, como o projeto se desenvolveu no meu imaginário. Mas, de repente, ele estava lá. Era uma coisa que me perseguia. Quando, finalmente, recebi o sinal verde, o roteiro saiu em menos de um mês, de tal forma ele já existia na minha mente."
Um filme sem diálogos - mas sonoro. O som é fundamental em O Artista. "Sabia desde o início que o som teria de ser muito sofisticado e ele foi elaborado com os melhores técnicos da França. Existem cenas que, mesmo não sendo dialogadas, dependem integralmente do som."
(Fonte: Estadão)
Compartilhar:

Cérebro simula experiência sensorial para interpretar metáforas

 
A interpretação do que uma pessoa diz pode depender muito mais do que a mera associação de palavras. Um estudo liderado pela Universidade Emory, nos EUA, mostra que metáforas que remetem a texturas ativam uma região do cérebro – o córtex somatossensorial – envolvida com a experiência sensorial, capaz de receber as informações relativas ao tato, dor e temperatura do corpo. Em outras palavras, se um amigo diz que a mãe dele é fogo, é muito provável que você sinta na pele parte do desconforto que ele está sentido. Mas se ele disser que a vida dele está ruim, provavelmente a frase não causará um efeito tão forte assim.
Compartilhar:

Achado muda data da aparição da vida animal

Fósseis de esponjas encontrados na Namíbia tem 760 milhões de anos

Fósseis de esponja considerados a primeira prova da vida animal na Terra Foram encontrados na Namíbia. A descoberta é de uma equipe internacional de dez pesquisadores, que publicaram seus resultados no South African Journal of Science.

A descoberta faz remontar, em várias dezenas de milhões de anos, a data estimada da aparição desta forma de vida. Os fósseis foram encontrados no Parque Nacional de Etosha e em outros pontos do país, em rochas de até 760 milhões de anos. 

Até agora, a comunidade científica considerava que a vida animal apareceu na Terra entre 600 e 650 milhões de anos. Com esta descoberta, essa origem remontaria entre 100 e 150 milhões de anos a mais. 
Compartilhar:

06 fevereiro 2012

COVARDIA: PMs da Bahia amotinados usam crianças como escudo

Presidente do Cedeca tenta convencer grevistas a retirar crianças da Assembleia
Fotos: Max Haack/Ag Haack/ Bahia Notícias

O presidente do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente da Bahia (Cedeca), Valdemar Oliveira, foi até os policiais grevistas nas dependências Assembleia Legislativa para pedir a saída dos menores que estão acampados junto com parentes no local. “Eu vim fazer um apelo para que as crianças sejam liberadas. Elas não podem ficar em um ambiente inóspito como esse, porque pode até causar um trauma”, afirmou. Segundo Oliveira, cerca de 150 crianças e adolescentes estão na sede do legislativo ao lado de suas famílias. Segundo informação do IG, 15 crianças estão sendo utilizadas como escudo humano.


O representante do Cedeca tentou convencer o presidente da Associação de Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia (Aspra), Marco Prisco, a retirar os pequenos da AL-BA, mas o líder grevista resolveu deixar a cargo de cada pai ou responsável a decisão da saída. De acordo com Oliveira, dois conselheiros tutelares estiveram no Palácio Luís Eduardo Magalhães para entregar ao comando da greve uma notificação do juiz plantonista da Vara de Infância, Adenilson Barbosa dos Santos, que também pede a retirada imediata das crianças e adolescentes.
Compartilhar:

ESPORTE: Ameaçado, Adriano inicia semana decisiva com treino entre reservas

Adriano treina forte para tentar fazer parte da lista de Tite para a Libertadores. Foto: Wagner Carmo/Gazeta Press

O Corinthians tem até a noite da próxima segunda-feira para enviar à Conmebol sua lista de inscritos na primeira fase da Copa Libertadores. A maior incógnita está por conta do atacante Adriano, que briga contra a desconfiança da torcida e corre contra o tempo para finalmente entrar em forma e convencer Tite a utilizá-lo.
Faltando exatamente uma semana para a divulgação dos 25 escolhidos, o jogador mantém a rotina de trabalhar entre os reservas. Nesta segunda, sob calor incômodo, o centroavante acompanhou os colegas nos exercícios físicos e na atividade técnica que só contou com atletas que não enfrentaram ou jogaram pouco no empate por 1 a 1 contra o Bragantino.
Compartilhar:

Bebê de 11 meses é deixado sozinho em casa, morre carbonizado e mãe é presa

Presa, a mãe da criança chora na delegacia
        Presa, a mãe da criança chora na delegacia (Foto: Extra / Bruno Gonzalez)

Um bebê de apenas 11 meses morreu carbonizado numa casa que pegou fogo na noite deste domingo na Rua Carobinha, em Campo Grande. A dona de casa Renata da Silva, de 18 anos, que deixou a criança sozinha no imóvel para ir atrás do marido, foi presa em flagrante, por abandono de incapaz.

- Quando voltamos para casa, estava pegando fogo em tudo. Não pude nem ver o rosto da minha filha - lamentou Renata, detida na carceragem da 35ª DP (Campo Grande), que investiga o caso.
Ela acredita que a casa pegou fogo por causa de um curto-circuito no ventilador, que estava próximo ao berço da filha Rayane, que completaria um ano neste domingo.

- O fogo se alastrou nos lençóis. Quando cheguei, os vizinhos já tinham apagado o fogo - disse a mãe.

A perícia foi ao local, para apurar o que provocou o incêndio. O corpo da menina foi retirado da casa na manhã desta segunda-feira.

Segundo os moradores, Renata deixou o bebê sozinho em casa para ir a um baile funk com o marido.

- Isso é boato. Nem vou a esse tipo de festa. Só não posso mais voltar lá na minha casa, porque os vizinhos disseram que iriam me linchar. A minha filha era a única razão da minha vida. Estou destruída.

(Fonte: globo.com)
Compartilhar:

Wando apresenta melhora clínica

Uma semana após passar por uma angioplastia coranária para desobtrução das artérias do coração, o cantor Wando apresenta melhora clínica. De acordo com o boletim médico divulgado neste sábado, 4, pelo Dr. Heberth Miotto, coordenador médico do CTI do Biocor Instituto, o paciente está acordado e iniciando o processo de retirada gradual da máquina que auxilia na respiração. Wando segue internado com cuidados intensivos no Centro de Terapia Intensiva. (Fonte: O Globo)
Compartilhar:

Dr. Rubens é homenageado em Osvaldo Cruz

A placa de homenagem a Dr. Rubens (clique na foto para ampliar)
A Prefeitura de Osvaldo Cruz entregou à população no último sábado (4), o prédio do Serviço de Obras Sociais (SOS) inteiramente reformado. O subsecretário da Casa Civil do governo paulista, Dr. Rubens Cury, foi o interlocutor entre o município e o governo do estado.

O prédio da entidade foi readequado e recebeu novos ambientes para abrigar os projetos desenvolvidos pela pasta. “O SOS foi praticamente construído novamente. Os telhados de canaletão foram trocados. A construção ficou muito boa e vai atender toda a demanda, principalmente por ocasião dos cursos lá oferecidos”, salientou o prefeito Valter Luiz Martins.

Sede do SOS reformada (clique na foto para ampliar)
Dr. Rubens foi recebido por membros do executivo e do legislativo de Oswaldo Cruz. Cerca de oito prefeitos da região prestigiaram o evento e o subsecretário. Na solenidade, o ex-prefeito de Pederneiras foi homenageado com o descerramento de uma placa de agradecimento.

Eu acompanhei Dr. Rubens e pude constatar a extensão, por outras cidades e regiões, do quanto o povo gosta dele, o respeita e admira, para além dos pederneirenses.

Dá orgulho ter amigos assim!


Reginaldo Monteiro 
Compartilhar:

Famosas conferem show de Roberto Carlos

Cantor se apresentou na noite deste domingo, dia 5
Roberto Carlos cantou seu maiores sucessos / Felipe Assumpção/AgNewsRoberto Carlos cantou seu maiores sucessosFelipe Assumpção/AgNews
A apresentação que Roberto Carlos fez em seu cruzeiro na noite deste domingo (5), foi prestigiada por várias celebridades.

Entre as fãs famosas que foram conferir a performance do cantor sobre o mar estiveram Maria Paula, Cris Viana, Dira Paes e Elba Ramalho, que se encantaram com as canções do Rei.

Maria Paula ganhou uma das rosas lançadas pelo Rei
Maria Paula ganhou uma das rosas lançadas pelo Rei. Foto: Felipe Assumpção/AgNews


Dira Paes e Cris Viana também foram ao show. Foto: Felipe Assumpção/AgNews
Compartilhar:

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com