• Chantagem politiqueira

    Lira abre espaço à oposição e desgasta governo após demissão de primo e briga com Padilha
  • Ação

    STF começa a julgar nesta quarta lei que permite contratar parente de autoridade para cargo político

  • Boca-de-caçapa

    Sindicato da PF processa Eduardo Bolsonaro

07 novembro 2011

Médico de Michael Jackson é culpado pela morte do cantor

 
Foto: AP
Após seis semanas de julgamento, o júri formado por sete homens e cinco mulheres decidiu na Suprema Corte de Los Angeles nesta segunda-feira (7) que o médico Conrad Murray é culpado pela morte de Michael Jackson. O cardiologista de 58 anos foi condenado por homicídio culposo ao dar ao cantor uma dose fatal do sedativo propofol para ajudar o popstar a dormir.

O condenação será decidida em 29 de novembro e Dr. Murray ficará preso até então, sem direito a fiança. O médico foi algemado logo após o anúncuio da decisão. Em 25 de junho de 2009, Michael Jackson morreu em sua casa em Los Angeles por overdose do anestésico de uso hospitalar que estaria usando durante os preparativos da turnê "This Is It".

(Fonte: IG)
Compartilhar:

Governo diz ter feito alerta a Lupi sobre convênios suspeitos

O Palácio do Planalto alertou e cobrou medidas do ministro Carlos Lupi (Trabalho) contra as acusações de irregularidades em convênios firmados pela pasta com ONGs.

"A gente fez um alerta de que era preciso cuidado porque não era possível continuar com essa política [de convênios]", disse o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência), segundo quem a conversa ocorreu há cerca de três meses.

Foi após essa conversa que Marcelo Panella, então chefe de gabinete de Lupi e tesoureiro do PDT, foi afastado da pasta por suposto envolvimento nas denúncias. Panella diz que saiu por motivos pessoais e que nunca cuidou de recursos para ONGs.

Reportagem da revista "Veja" desta semana afirma que assessores do ministro teriam pedido propina a ONGs, entre elas o Instituto Êpa, do Rio Grande do Norte.
(Fonte: Folha)

Compartilhar:

STF julga validade da Lei da Ficha Limpa nesta quarta

STF julga validade da Lei da Ficha Limpa nesta quarta
O ministro Cezar Peluso colocou na pauta do Supremo Tribunal Federal (STF) para a a quarta-feira (9), o julgamento da validade da Lei da Ficha Limpa, de acordo com informações da Agência Estado. Os ministros do Supremo consideram fundamental que a Corte se posicione com antecedência sobre o assunto, para evitar que ocorra novamente o quadro de incerteza da eleição de 2010. Os eleitores votaram em 2010 sem saber se políticos condenados e cassados tinham o direito de se candidatar. Apenas em março, o tribunal concluiu que a legislação não valeu porque não foi aprovada com pelo menos um ano de antecedência. De acordo com a Constituição Federal, modificações desse tipo têm de ser feitas pelo menos um ano antes.

O ministro Luiz Fux, relator do processo, garantiu que as eleições serão realizadas com a população sabendo o que pode e o que não pode fazer, quem pode se candidatar e quem não pode se candidatar. "Vou julgar todas as questões. Serão saciadas todas as dúvidas", disse. Ao contrário do que ocorreu em março, quando o tribunal analisou apenas o aspecto temporal da lei, neste novo julgamento o STF examinará pontos específicos da norma. Entre eles, a possibilidade ou não de um político ser punido com inelegibilidade antes de uma condenação definitiva da Justiça.
Compartilhar:

Lula termina primeira fase do tratamento contra o câncer

Lula termina primeira fase do tratamento contra o câncer
O ex-presidente Lula terminou no sábado (5) a primeira fase do tratamento contra um câncer na laringe. Lula recebeu a visita de médicos em sua casa em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, para a retirada da bolsa de infusão, que leva o remédio ao sangue por meio de um cateter, implantado na clavícula. A segunda fase do tratamento será iniciado por volta do dia 21 de novembro, três semanas após o início da primeira fase.

Compartilhar:

Chico feminino e rapper

Criolo é mesmo o homem do ano. Depois de ter lançado um dos melhores álbuns de música brasileira (Nó na Orelha) e ter feito o show-celebração mais comovente de 2011 no Sesc Vila Mariana, dominar a premiação do VMB e ser cortejado por Caetano Veloso, agora o cantor/compositor/rapper é honrado por Chico Buarque, que foi reverenciado pelo paulistano na versão atualizada de Cálice (Chico/Gilberto Gil). A retribuição de Buarque, cantando trecho da letra de Criolo em ritmo de rap na estreia da turnê do novo álbum, anteontem no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, foi o ponto alto de um show redondo com boas surpresas.
Chico recria joias raras de seu vasto cancioneiro - Eugênio Sávio/Divulgação
Eugênio Sávio/Divulgação
Chico recria joias raras de seu vasto cancioneiro
No entanto, não é primeira vez que Chico se aproxima do rap - já o tinha feito na embolada Ode aos Ratos em 2006 e num dueto com Eugénia Melo e Castro em Olê Olá, em 2005, nunca lançado. Mesclando todas as dez canções do novo álbum, Chico, com clássicos que há muito tempo não se canta, como Baioque, Desalento (Chico/ Vinicius de Moraes), Ana de Amsterdã (dele e Ruy Guerra), A Violeira (Chico/ Tom Jobim), Choro Bandido (parceria com Edu Lobo) e Bastidores, o roteiro é irretocável. Falando pouco, o que se vê em cena é um Chico mais estimulante, leve e solto do que o de seis anos atrás, quando lançou Carioca.

"Sinhá", do novo álbum "Chico" (participação de João Bosco)

(Fonte; Estadão)
Compartilhar:

Suplicy desiste da pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo

O senador Eduardo Suplicy (PT) retirou neste domingo sua pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo e anunciou apoio ao ministro Fernando Haddad (Educação). Em encontro de militantes do PT em Guaianases (zona leste da capital), Suplicy disse que vai se incorporar à campanha do ministro.

Daniel Marenco - 4.nov.2011/Folhapress
Suplicy ao lado de Haddad em encontro do PT na sexta-feira
Suplicy ao lado de Haddad em encontro do PT na sexta-feira
"Quero contribuir para levá-lo à vitória", disse Suplicy. Logo depois, Haddad protocolou sua candidatura no partido para disputar a prévia. O ministro disse que tem o apoio de quase 20 mil filiados.

O deputado federal Jilmar Tatto já avisou que não sairá da disputa interna partidária e que amanhã fará sua inscrição para a prévia.

Na última quinta-feira, a senadora Marta Suplicy também desistiu de concorrer dentro do PT pela candidatura à prefeitura de São Paulo, mas não chegou a anunciar apoio a Haddad, que é o nome preferido por Luiz Inácio Lula da Silva e pela presidente, Dilma Rousseff.

(Fonte: Folha)
Compartilhar:

06 novembro 2011

EU E LECA: tarde de domingo

Hoje melhorou muito o tempo, o clima. O sol saiu, finalmente. Para além das atividades que tivemos - e não foram poucas -  centramos energia na tarde clara, firme. Agora, preparar o retorno para Pederneiras.

    A praia do Flamengo


A maresia e a tranquilidade do domingo...

Compartilhar:

BAHIA X S.PAULO: Leão lamenta substituições e diz que resultado foi vergonhoso

A virada cedida pelo São Paulo ao Bahia na noite deste sábado, em Salvador, deixou Emerson Leão envergonhado. O técnico ainda lamentou por ter feito três alterações forçadas, sem poder mudar o time a seu gosto. Ganhando por 3 a 1, o São Paulo cedeu a virada e o Bahia acabou vencendo, fechando o placar em 4 a 3.

Lêca, que é corintiano até os dentes, esteve presente ao Estádio de Pituaçu e assistiu o jogo junto à torcida do Bahia - mais de 31 mil pessoas - registrando muito do espetáculo.


    Na entrada principal do estádio
 Registrando o resultado final do jogo
                                                               E foi pra galera...

31 mil torcedores e um coro só: Baêêaaa!!!

Compartilhar:

PSDB de Bauru define pré-candidatura a prefeito

Neide Carlos
Eclair é nome de confiança do deputado Pedro Tobias

O PSDB de Bauru definiu na manhã deste sábado seu pré-candidato a prefeito para a eleição de 2012. Trata-se do coordenador regional do PSDB e um dos principais assessores do deputado Pedro Tobias, Elizeu Eclair Teixeira Borges, que é coronel da reserva da Polícia Militar.

A decisão saiu de um encontro durante a parte da manhã, na sede do PSDB, com a participação de militantes, vereadores e do deputado Pedro Tobias. Eclair atuou nos últimos anos no gabinete do governador do Estadao, no Palácio dos Bandeirantes, principalmente durante o governo José Serra. Eclair foi também comandante da Polícia Militar no Estado de São Paulo.

Ele é um dos militantes de maior confiança do deputado Pedro Tobias, principal liderança do PSDB local e atual presidente estadual do partido.
(Fonte: JCnet)
Compartilhar:

05 novembro 2011

Após quatro anos longe dos palcos, Chico Buarque inicia turnê em Belo Horizonte

Depois de longa temporada afastado dos palcos, Chico Buarque abre a sua nova turnê em Belo Horizonte, neste sábado (05). A última vez foi com as composições de “Carioca”, em 2006. Os ingressos dos quatro primeiros dias para ver e ouvir o disco “Chico” foram disputados e se esgotaram rapidamente, o que levou o artista a criar data extra de apresentação no Palácio das Artes (mais 1.690 entradas, na próxima quarta-feira).
Na véspera de ser recebido pelos fãs, Chico se exibiu à imprensa em breve ensaio de 20 minutos. No repertório, três músicas: “Querido Diário”, "Sob Medida" e “Anos Dourados”. Perante público de aproximadamente 50 pessoas, o compositor e cantor revelou não somente as músicas, mas também parte do cenário do palco multicolorido, com obras do artista plástico Cândido Portinari.
Foto:AE
(Fonte: IG)
Compartilhar:

EU E LÊCA: Diário de bordo III

Hoje (5), ainda com tempo nublado. Ao menos a chuva passou e pudemos chegar à primeira praia. JJ foi junto. Optamos pelas ruas de Itapuã, local que concentra muita gente. Mas ainda estava quase solitária. As pessoas em casa, na expectativa que o sol apareça pra valer ainda neste sábado.

Então, aproveitamos pra fazer uma fotos e um vídeo para blog.

    Lêca explorando as pedras
 JJ exercitando um misto de Yoga com Tanchichuan
                                                                        Saboreando caldo de sururu  
    Terra e o água sob os pés

Reportagem para o blog

Compartilhar:

Oficial entrega documento de reintegração de posse a alunos da USP

Um oficial de Justiça entregou, às 17h desta sexta-feira, o documento que determina a reintegração de posse do prédio da reitoria da USP. Com isso, os manifestantes que ocupam o prédio desde quarta-feira (2) têm 24 horas para deixar o local.

A juíza Simone Gomes marcou uma audiência de conciliação com os alunos no Fórum Hely Lopes Meirelles, no centro de São Paulo, para as 10h de sábado (5).

A reintegração de posse do imóvel foi determinada ontem. Caso a reintegração não ocorra no prazo, a Justiça autorizou, como "medida extrema", o uso de força policial.

Daniel Marenco/Folhapress
Entre tumulto, oficial da Justica entrega liminar aos estudantes que ocupam o prédio da reitoria da USP

Compartilhar:

Supremo blinda políticos e mantém sob sigilo identidade de 152 investigados

 O Supremo Tribunal Federal (STF) mantém em sigilo a identidade de 152 autoridades suspeitas de cometer crimes. Um procedimento adotado no ano passado como exceção, que visava a proteger as investigações, acabou tornando-se regra e passou a blindar deputados, senadores e ministros de Estado. Levantamento feito pelo Estado em aproximadamente 200 inquéritos mostrou que os nomes dos investigados são ocultados.
Apenas suas iniciais são expressas, mesmo que o processo não tramite em segredo de Justiça, o que torna praticamente impossível descobrir quem está sendo alvo de investigação. O Estado já havia revelado, em dezembro do ano passado, a adoção dessa prática no STF.
O inquérito aberto contra a deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF), flagrada recebendo dinheiro do esquema do mensalão do DEM no Distrito Federal, aparece no site do Supremo apenas com as iniciais da parlamentar: JMR (Jaqueline Maria Roriz). Outros seis inquéritos trazem as iniciais L.L.F.F. Só foi possível identificar que o investigado era o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) porque outra investigação com a mesma sigla foi levada ao plenário do tribunal recentemente.
Em outros casos, é possível inferir quem é o investigado por meio de uma pesquisa. Sabendo que a investigação foi aberta em um Estado específico, é necessário cruzar as iniciais com todos os nomes de deputados e senadores eleitos por esse mesmo Estado. Por esse procedimento é possível inferir que um inquérito aberto contra L.H.S. em Santa Catarina envolve o senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC). Nesse caso, o Estado confirmou que se trata efetivamente do parlamentar e ex-governador catarinense. Mas na maioria das vezes essa pesquisa não é suficiente para saber quem está sob investigação no Supremo.
(Fonte: Estadão)
Compartilhar:

Isotônicos são bons para todos os praticantes de exercícios?

Foto: Getty Images
Isotônico: reposição de sais é para quem pratica exercícios intensos
As bebidas isotônicas, também conhecidas como bebidas esportivas são rapidamente absorvidas após o consumo. Elas têm uma concentração de 6% a 8% de carboidratos, além de sódio, potássio e cloreto. Portanto, repõem os líquidos e sais minerais perdidos com o suor, além de fornecer energia para os músculos em movimento.
Essas bebidas são indicadas para pessoas que realizam atividades físicas com mais de uma hora de duração ou exercícios muito intensos, com uma perda superior a 2% do peso corporal – isso porque é preciso repor rapidamente a água e os eletrólitos (sódio, potássio, cloro) perdidos, além de glicose (açúcar) para manter a glicemia constante. Para esses casos, a recomendação é ingerir 500ml de isotônico a cada hora.
Já para aqueles que praticam atividades mais leves e moderadas e que não excedem uma hora de duração (como caminhada, musculação, ginástica e dança), basta tomar água em todas as etapas para repor a perda hídrica.
(Fonte: IG)

Compartilhar:

04 novembro 2011

Minha Casa, Minha Vida terá residências de PVC desenvolvidas pela Braskem

Minha Casa, Minha Vida terá residências de PVC desenvolvidas pela Braskem
A Caixa Econômica Federal aprovou um sistema construtivo à base de PVC, desenvolvido em conjunto por Global Housing, DuPont e Braskem, para a construção de mil casas no País pelo programa Minha Casa, Minha Vida.
A tecnologia, apresentada como Casa de Concreto PVC, representa uma forma inovadora e rápida para construir, em escala industrial, diferentes tipos de edificações com alto padrão de qualidade, uso reduzido de madeira e água e mínimo desperdício de materiais.
A versatilidade possibilita aplicações tanto em construções simples como em projetos mais complexos, incluindo hospitais, creches, escolas, centros comunitários e galpões.
Além da rapidez na construção, sendo possível erguer uma casa com acabamento completo em até uma semana (pelos métodos tradicionais é necessário, pelo menos, um período de 90 dias), as vantagens apontadas são durabilidade, imunidade aos fungos e bactérias, facilidade de limpeza e conservação e baixíssima manutenção.
A sustentabilidade também é um importante diferencial, já que o sistema proporciona a redução em perdas por entulho e desperdício de materiais, economia no consumo de água e energia na obra.
(Fonte: O Tempo/MG)
Compartilhar:

Herdeiras brigam na Justiça pelo “Baú do Raul”

Ficou para março de 2012 a decisão da Justiça sobre os direitos de imagem do cantor Raul Seixas e da marca “Baú do Raul”. A briga corre na 50ª Vara Civil do Rio de Janeiro.
Scarlet Seixas, uma das filhas do  ”Maluco Beleza”, moveu ação por danos materiais e morais contra a empresa de produções artísticas de Kika Seixas, ex-companheira do artista, e o Pão de Açúcar Empreendimentos Turísticos por uso indevido da obra do pai no projeto Morro da Urca Verão, ocorrido em 2007/2008.
A alegação é que Kika (na certidão, Angela Afonso Costa) precisaria obter autorização das três filhas do cantor para negociar com o Pão de Açúcar. Scarlet alega que a produtora, mãe de sua meia-irmã Vivian Costa Seixas, não tinha a sua permissão nem a da primeira filha de Raul, Simone Andrea Vannoy.
(Foto: Juvenal Pereira/AE)
(Fonte: IG)
Compartilhar:

EU E LÊCA: Diário de bordo II

Não parou de chover ontem (3), em Salvador. Muita água e as ruas da cidade já apresentam problemas que pedem socorro à operação "tapa-buracos". Mas Eu e Lêca não desistimos. Fomos a alguns lugares muito interessantes. Da lagoa e dunas do Abaeté ao ensaio do grupo baiano É o Tchan!., no Bali Beach Club, localizado na praia de Piatã.

No Abaeté tem uma lagoa escura...
Na casa da música, o 1º trio elétrico do mundo: a Fubica
Vinícius de Moraes, poetinha camarada
Com lideranças comunitárias de Salvador
Os melhores pagodeiros da Bahia
Na Balada do Bali Beach Club

É o Tchan! e suas belas dançarinas (e olha o Lêca ai, gente...)




Compartilhar:

Retrospecto dos líderes sugere Brasileirão decidido na última rodada


Corinthians precisa melhorar resultados
Como aconteceu nas últimas três temporadas, o título do Campeonato Brasileiro 2011 deve ser decidido apenas na 38ª e última rodada. A seis rodadas do fim, o torneio vê seus cinco primeiros colocados separados por seis pontos, uma diferença que pode ser tirada em apenas dois jogos. E, de acordo com o retrospecto dos líderes na reta final do primeiro turno, quando enfrentaram os mesmos adversários que encontrarão agora, dificilmente uma das equipes conseguirá se desgarrar do grupo para se sagrar campeã com antecedência.
Outro aspecto a ser levado em conta é o desempenho recente de CorinthiansVascoBotafogoFluminense e Flamengo. E nas últimas seis partidas (mesmo número de jogos que ainda têm pela frente), o time paulista e o quarteto carioca também tiveram aproveitamentos equilibrados.
Atual líder, o Corinthians conseguiu chegar a ponta tendo o segundo melhor aproveitamento entre os líderes nas últimas seis rodadas, conquistando onze pontos de 18 possíveis. No entanto, para se manter à frente dos rivais, precisa melhorar muito seu desempenho contra os seis próximos adversários. No primeiro turno, o aproveitamento foi de apenas 45%, com duas vitórias, dois empates e duas derrotas.
(Fonte: IG)
Compartilhar:

Câmara de Pederneiras entrega hoje título a ator

A Câmara de Pederneiras entrega hoje em sessão. o título de cidadão benemérito ao dentista e ator Edney Giovenazzi, cujo autor é o vereador Joanilce Pranas (PSDB), o Joãozinho da Farmácia. A reunião solene será às 20h no Legislativo.

Giovenazzi residiu no município, depois mudou-se para a capital para estudar odontologia onde se formou e participou em 1967 de três novelas da TV Tupi e nunca mais deixou as artes cênicas. Atuou em novelas nas redes Tupi, Globo, Bandeirantes e Manchete e, atualmente, o ator cumpre contrato com o SBT.


Compartilhar:

03 novembro 2011

Alunos desocupam prédio de faculdade da USP

Os estudantes que ocupavam havia uma semana o prédio da administração da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP saíram por volta das 17h desta quinta-feira (3) do edifício. A reitoria da universidade, no entanto, continuava ocupada.

Os estudantes invadiram o prédio em 27 de outubro. Na data, alunos da universidade entraram em confronto com a PM depois que três jovens foram detidos com maconha. Estudantes protestaram contra a prisão em frente a um dos prédios da faculdade e houve o conflito. Após a confusão, um grupo invadiu o prédio administrativo da FFLCH. Eles querem a saída da corporação do campus. Mais cedo, uma comissão formada por professores, funcionários e alunos fez uma vistoria no prédio para verificar as condições dentro dele.
Após uma semana, estudantes deixam prédio (Foto: Marcelo Mora/G1)
Após uma semana, estudantes deixam prédio (Foto: Marcelo Mora/G1)

(Fonte: G1)
Compartilhar:

Vaga em camarote na Copa de 2014 custa de R$ 1,2 mil a R$ 8 mil

Um lugar VIP no jogo da Copa de 2014 pode custar até R$ 8 mil. Os pacotes de camarotes do Mundial no Brasil começaram a ser vendidos nesta quinta-feira. Os espaços são destinados a empresas, que queiram convidar clientes e sócios para as partidas. Além do ingresso, o pacote inclui estacionamento, alimentação e até segurança privada.

Os espaços VIPs correspondem em média a 13,6% dos lugares dos estádios da Copa. São 450 mil vagas para camarotes, que são vendidos em cinco tipos de pacotes diferentes.

O mais caro é o “Aquarela”, que custa até 2,3 milhões de dólares (aproximadamente R$ 4 milhões), com 26 vagas. Nesse pacote estão incluídos camarotes para 19 jogos, todos que acontecerão em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, entre eles a abertura, as semifinais e a final da Copa.

(Fonte: IG)
Compartilhar:

EU E LÊCA: Diário de bordo

Ontem, dia de finados, foi de muita chuva em Salvador. Aliás, chuva que começou pela manhã e ainda permanece, sem previsão de dar trégua. Mas, como dizem os bons baianos, "tem problema não". A gente vai fazendo o que é possível.

Enquanto o dia não clareia, o sol não nos convida à praia, ao mar, vou apresentando ao Lêca as maravilhas  desta cidade, do seu povo, da sua cultura. Registramos momentos na Cabana do João, restaurante na orla, em Pituaçu. Muita gente bonita e as especiarias que a baianidade oferece.

                                                                       Sua majestade o caranguejo
                   Vai lambreta aê??????
                                                                   Sirigueroska, pra animar o clima
Na fonte, pra não secar
Final do dia em casa, esperando o sono bater





Compartilhar:

Investigação aponta irregularidades na Promotoria de SP

Inspeção realizada no Ministério Público de São Paulo pelo conselho nacional da categoria constatou uma série de problemas no trabalho de promotores e procuradores de Justiça do Estado, informa reportagem de Rogério Pagnan e Afonso Benites, publicada na Folha desta quinta-feira.

Desperdício de dinheiro, irregularidades em licitação, furtos, extravio de processos e morosidade nas investigações foram alguns dos casos encontrados na instituição, que tem como tarefa defender a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses sociais e individuais.

As irregularidades constam de relatório do Conselho Nacional do Ministério Público aprovado em julho, que tem como base inspeção realizada em setembro de 2010.

OUTRO LADO

O Ministério Público de São Paulo afirmou que sua Corregedoria-Geral instaurou procedimento para apurar os atrasos nos trabalhos.

Segundo a assessoria de imprensa, os processos estavam parados devido ao grande volume de trabalho.

Para tentar corrigir o problema, a Promotoria afirmou que está implantando um sistema de dados de acompanhamento dos inquéritos.

(Fonte: Folha)
Compartilhar:

Dilma é 22ª em lista dos mais poderosos do mundo da 'Forbes'

A presidente Dilma Rousseff aparece em 22º lugar na lista anual das pessoas mais poderosas do mundo divulgada nesta quarta (2) pela revista norte-americana de negócios "Forbes". Entre as 70 personalidades do ranking, Dilma é a única brasileira.

Reprodução do site da revista 'Forbes', com a indicação da posição de Dilma no ranking (Foto: Reprodução)
Reprodução do site da revista 'Forbes', com a indicação da posição de Dilma no ranking (Foto: Reprodução)







(Fonte: G1) 
Compartilhar:

Dirigir bêbado é crime, confirma STF

Em meio à discussão sobre lei seca e bafômetro, o Supremo Tribunal Federal (STF) tomou uma decisão que passou quase despercebida, mas deve balizar novas sentenças e até garantir no futuro a punição de infratores: dirigir bêbado, mesmo sem causar acidente, já é, sim, um crime.
Em decisão unânime, 5 dos 11 ministros do Supremo reunidos na 2.ª Turma rejeitaram no fim de setembro um habeas corpus (HC 109269) impetrado pela Defensoria Pública da União em favor de um motorista de Araxá (MG) denunciado por dirigir embriagado.
Com argumentos semelhantes aos usados em dezenas de casos pelo País, o condutor destacou que o crime de embriaguez ao volante só passou a ser previsto de forma mais rígida em 2008, depois que a lei seca reformou o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro. Antes, só havia crime se o bêbado causasse algum dano ou agisse de forma imprudente. Mas, apesar da mudança, muitos juízes continuaram com o antigo entendimento, considerando na prática a lei seca ilegal.
Citando precedente da ministra Ellen Gracie, o relator do STF, ministro Ricardo Lewandowski, afirmou ser irrelevante indagar se o comportamento do motorista embriagado atingiu ou não algum bem. "É como o porte de armas. Não é preciso que alguém pratique efetivamente um ilícito com emprego da arma. O simples porte constitui crime de perigo abstrato porque outros bens estão em jogo."
Debate. O mesmo artigo 306 estabelece os níveis de álcool no sangue que configuram crime e dispõe sobre o uso do bafômetro - temas sob discussão no Judiciário (veja ao lado).
A pena para quem dirige bêbado é de 6 meses a 3 anos. Advogados ouvidos pelo Estado, como o doutor em Direito Constitucional Sergio Resende de Barros, acreditam que a decisão do STF deve reduzir as chances de motorista alcoolizado ser absolvido.
(Fonte: Estadão)

Compartilhar:

Copyright © Blog do Monteiro | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com